Fernando de Noronha

Olá pessoal!

Hoje vamos falar de um lugar muito especial: Fernando de Noronha!

Acho que todos que conhecem concordam que este é um paraíso na Terra! Praias lindíssimas e com poucas pessoas, natureza exuberante, bons restaurantes… Um lugar perfeito pra relaxar, curtir a natureza, namorar… Vale a pena demais conhecer!

Mas como nem tudo é perfeito, esse é um destino caro. Além de despesas com passagem aérea e hospedagem, é preciso pagar duas taxas para passear na ilha: a taxa de preservação ambiental (TPA) e a Parnamar. A TPA é uma taxa diária e obrigatória de 68,74 reais e pode ser paga com antecedência online  ou então no desembarque do aeroporto. A taxa Parnamar é válida por 10 dias no valor de 90 reais e não é obrigatória, mas você precisa dela para frequentar algumas praias (veja quais praias aqui).  Ela também pode ser paga online ou em postos de atendimento da ilha. Se paga pela internet, ainda é preciso ir aos postos de atendimento retirar o cartão (é bom andar com ele sempre na carteira pra acessar as praias).

Postos de atendimento:
1- Centro de Visitantes do ICMBio – Al. do Boldró, s/n, Boldró. Todos os dias de 8h às 22h.
2- Quiosque na Praça Flamboyant. Todos os dias de 8h às 22h.
3- Pic Golfinho – No acesso a Praia do Sancho. Todos os dias de 8h às 18:30h.

Agora sobre as praias paradisíacas:

Baía do Sancho: considerada a praia mais bonita do mundo, é de tirar o fôlego. O acesso fica dentro de um parque que tem trilhas pra praia, pro mirante Dois Irmãos e pro Mirante dos Golfinhos. Fomos ao Mirante Dois Irmãos, com uma vista linda e clássica de lá. O acesso pra praia é um pouco ruim, você tem que descer duas escadas em pé no meio de uma fenda e depois descer uma escadaria normal. Mas vale muito a pena porque a praia é linda, muita vegetação ao redor, águas claras e mansas. Pra ir ao Mirante dos Golfinhos basta aparecer lá as 06h30min ou 07h30min, horário bom pra ver os golfinhos.

280
Vista do Mirante Dois Irmãos
IMG_1246
Baía do Sancho vista de cima

Águas cristalinas!

Praia da Conceição: considerada a segunda praia mais bonita da ilha. Tem o morro do Pico pertinho, realmente é linda. Praia com ondas e surfistas. É a única que tem um bar na areia, o bar do Duda Rei.

036
Morro do Pico

 

DCIM104GOPRO
Praia da Conceição (bar do Duda Rei ao fundo)

Cacimba do Padre: bem bonita. Tem a vista pros morros Dois irmãos. Caminhando até o canto esquerdo da praia tem uma trilha curtinha e super fácil até um ponto mais acima com uma vista bem legal pros morros Dois irmãos, Cacimba do padre e Baía dos Porcos.

101
Praia Cacimba do Padre

 

112
Vista da pequena trilha que se inicia na praia Cacimba do Padre

Baía do Sueste: Praia linda com muita vida marinha! Vale muito a pena mergulhar lá!  É obrigatório o uso de colete pra mergulhar no canto direito da praia, pra proteger os corais. Você aluga o colete na praia mesmo por 6 reais junto com a máscara e snorkel. O mergulho lá é simplesmente sensacional! Vimos 3 tubarões pequenos, 1 grande (medinho!), arraia, lagosta, muitos peixes e perdi a conta de quantas tartarugas! Em um momento fiquei rodeada por 5 tartarugas! Elas são muito mansas, não se importam com a nossa presença. Cheguei perto delas, nadei o tempo todo junto. Foi incrível!

234.JPG
Baía do Sueste

 

G9952623.JPG
Várias tartarugas na Baía do Sueste

Praia do Leão: praia muito bonita, de frente pra duas pedras enormes. O acesso é por uma pequena trilha, tranquila.

IMG_1171.JPG
Praia do Leão
G9661716.JPG
Praia do Leão vista de cima

Praia do Atalaia: fica dentro de um parque e é preciso agendar a visita com antecedência, pois eles aceitam no máximo 100 visitantes por dia. Aconselho agendar assim que chegar na ilha, pra garantir. Nós fizemos a trilha longa do Atalaia que dura 4h ao todo, com parada pra mergulho em duas piscinas, a do Atalaia e outra que esqueci o nome. A caminhada longa só é feita com um guia, e custou 80 reais por pessoa porque estávamos num grupo de 6. Para duas pessoas apenas sairia 100 reais cada. Nosso guia foi o João Paulo, muito simpático, mostrou vários bichos na água pra gente ver. Além desse passeio ele também faz Ilha Tour, mergulho livre e outras trilhas. O telefone dele é: (81) 98318-0131 e email: jpnoronhaadventure86@gmail.com

A trilha curta dura uns 20 minutos, vai só até a piscina do Atalaia e não precisa de guia. A praia é bonita, com vista pra pedra do Atalaia. O mergulho é bem legal! Água clarinha, vimos muitos peixes, uma moreia e 2 polvos. Vale a pena! Lá também é obrigatório o uso de colete pra proteger os corais, você aluga lá mesmo. É proibido o uso de filtro solar e repelente para evitar a poluição da piscina, pois a circulação de água não é frequente. Na outra piscina natural nós vimos dois tubarões pequenos e uma tartaruga.  A trilha longa foi legal, a caminhada é por lugares lindos, com um belo visual da ilha. Pra quem curte caminhar é ótimo! Pros não muito chegados não vale a pena. Como choveu dois dias antes, a trilha tinha muita lama (acabou com o tênis) e um trecho da caminhada é por pedras também. Eu adorei!

1- Praia do Atalaia; 2-Polvo na piscina natural do Atalaia; 3, 4 e 5- Trilha longa do Atalaia.

Praia do Cachorro: No horário da maré baixa, dá pra ir no buraco do Galego, uma piscina natural no canto direito da praia do Cachorro, com 3m de profundidade, onde as pessoas pulam de uma pedra. É bem legal!

IMG_1349
Praia do Cachorro
IMG_1356
Buraco do Galego

Praia do Meio: fica entre a Praia da Conceição e a Praia do Cachorro. Dá pra ver o Morro do Pico de lá e é pertinho do Bar do Meio, se bater a fome é só correr pra lá. Uma delícia!

DCIM118GOPRO

DCIM118GOPRO
Praia do Meio (Morro do Pico ao fundo)

Nós fizemos um passeio de barco pela ilha e  foi ótimo! Vimos vários golfinhos, foi bem emocionante! O barco parou pra mergulho na Baía do Sancho, bem longe da areia. Uma pena que ficamos um pouco enjoados… Saímos do porto de Santo Antônio 7:30 e voltamos em torno de 13h (120 reais por pessoa).

DCIM104GOPRO
Passeio de barco pela ilha

Pôr do sol: O pôr do sol de Noronha é lindo demais, vale a pena assistir de qualquer lugar! Mas aqui vão umas dicas de lugares legais:

Forte Boldró: A vista é pra praia do Boldró, Cacimba do Padre e morro Dois irmãos. Fica cheio lá. As pessoas sentam no chão mesmo. Até tem um bar que fica mais atrás, com musica ao vivo e tudo. É bem gostosinho! Aconselho chegar cedo pra pegar um lugar bem na frente.

368IMG_1323

Bar do Mergulhão: fica próximo ao porto. Tem uma vista linda pra praia do porto e morro do Pico.Tem mesas normais e mesas no chão, com pufes e almofadas. Musiquinha boa e luz de velas. Uma delícia!

IMG_1377IMG_1403

Bar do Cachorro: fiquei emocionada com esse pôr do sol. Foi um dia nublado, mas um pôr do sol super colorido! Vimos o dia virar noite ao som de um sax delicioso. Foi demais! De noite rola um forró animado lá!

IMG_1522IMG_1489

Bar do Meio: fica entre a praia da Conceição e a praia do Cachorro. É um bar bem legal, com mesas normais e bangalôs. Muito romântico e relaxante!

340IMG_1120

Restaurantes/ bares

Palhoça da colina: fica na casa do Tinho, que é o cozinheiro. É preciso reservar porque ele atende um numero limitado de pessoas. É 150 reais por pessoa e você não escolhe o que vai comer, é uma surpresa. Você senta numa só mesa, no chão com as outras pessoas. É tudo à luz de velas, bem rústico e romântico. A comida não pára de ser servida, é tudo bem gostoso. Mas o clima de tudo é o mais legal… Você sentado no chão, batendo um papo com outras pessoas, à luz de velas… O Tinho senta no chão com a gente também e bate altos papos, conta histórias da ilha. Uma experiência bem legal! Mas algumas pessoas não curtem muito, reclamam de comer no chão e de dividir a mesa. Vai de cada um, eu adorei!

Varanda: restaurante muito bom! Eu e meu marido elegemos o melhor custo/benefício da ilha. Pedimos o carro chefe da casa “Gratinado de frutos do mar”. 139 reais para duas pessoas. Simplesmente delicioso! E bem servido.

Festival gastronômico do Zé Maria: É preciso reservar com muita antecedência. O festival acontece todas as quartas e sábados. Eu adorei! Comi até não poder mais! Tem desde comida japonesa, carnes, bacalhau, paella, vários pratos com camarão, diversos tipos de arroz (o meu favorito foi o de jaca) e farofas (eu amo farofa! A melhor é a de pão velho), e muitas sobremesas. Foi 170 reais por pessoa.

Pousada Maravilha: adorei o restaurante da pousada! Não lembro o nome do prato que pedi, mas era um peixe em crosta de quinua, banana da terra, um molho gostoso e couve. Pedimos uma entrada muito boa que vinha um ceviche e camarão empanado.

Teju-açú: muito bom esse restaurante, também fica na pousada de mesmo nome. Comi o prato Camarões Selvagens, uma delícia!

Xica da Silva: muito bom! Pedimos um prato pra cada um (80 reais cada), mas poderíamos ter dividido porque sobrou comida. Não lembro o nome do prato, mas era um peixe com camarão ao molho de alcaparras e champignon, com purê de batata gratinado e arroz de castanha.

Pizzaria João Miguel: Boa pizza, bem no centro.

Bar do Cachorro, bar do Mergulhão, bar do Meio: Esses 3 bares foram citados acima em Pôr do sol. Bons pra beliscar e tomar alguma coisinha com uma vista bem bonita. E pra quem quer paquerar também! 😉

Hospedagem:  De um modo geral, as hospedagens em Noronha são caras, variando de 260 a 2.500 reais a diária (em alta temporada pode ser até mais).  As opções são: casas de família (opção mais barata, em torno de 300 reais a diária), pousadas sem muito luxo e pousadas de luxo.

Caso não queira alugar um buggy, aconselho ficar em alguma pousada na Vila dos Remédios, mais próximo de restaurantes e comércio. Todas as vezes que fui fiquei na Floresta Velha e aluguei buggy.

Na primeira vez em Noronha, fiquei na pousada Beijupirá. Uma graça a pousada! Tem vista pra praia da Conceição e uma trilha que leva até lá que dura uns 15 minutos. O quarto era tipo uma casinha, com varanda, rede, mesinha com flores e duas cadeiras. A decoração dos quartos é toda azul claro e branco. Tudo lindo. Café da manhã muito bom, frutas, bolo, pão feito lá mesmo, tapioca. Ganhei 20% de desconto no pagamento à vista e porque fiquei mais de 3 diárias. Foi 550 reais a diária com desconto.

Na segunda vez, fiquei na pousada Zé Maria. A pousada é boa, fiquei num apartamento standard confortável, lá tem piscina, academia, uma bela vista. Ótimo café da manhã. Aos domingos eles oferecem um churrasco pra hóspedes na piscina. O preço é que é salgado, 800 reais a diária.

207
Pousada Beijupirá

Pousada Zé Maria

Como chegar? Peguei um voo partindo de Recife e em 50 minutos cheguei na ilha. Os únicos voos partem de Recife ou Natal pela Gol ou Azul. Então se você não for residente nestas cidades, obrigatoriamente irá fazer escala por lá.

Dicas:

  • Aluguei um buggy por 200 reais o dia (em alta temporada pode chegar a 500) e valeu muito a pena pra andar pela ilha. Alugamos com Jocehy – (81) 3619 0441. Combinei de buscar o buggy ali no aeroporto mesmo, assim que desembarquei, e entreguei lá também na hora de ir embora. Super prático!
  • Se o seu objetivo for surfar, vá no período de dezembro a março pois é a época do swell (vento que se forma na região de tempestades)  que provoca ondas enormes.
  • Já se o objetivo for mergulhar,  vá em setembro e outubro quando a água está calma e cristalina.
  • Caso tenha equipamento de mergulho, leve o seu. Você vai usar muito!
  • Assim que chegar na Ilha,  agende logo a trilha pro Atalaia, que costuma lotar e é preciso marcar com antecedência. Marquei a trilha na quinta assim que cheguei e só tinha vaga pra segunda. O agendamento pode ser feito no 1- Centro de Visitantes do ICMBio – Al. do Boldró, s/n, Boldró; e 2- Quiosque na Praça Flamboyant. Todos os dias de 8h às 22h.
  • Acho que o tempo mínimo pra ficar na ilha são 4 dias. Não precisa ser muito mais que isso, pois a ilha é pequena.
  • Ficar de olho na programação do ICMBio. É só pedir a programação quando chegar na pousada ou nos postos de atendimento da ilha. Dei sorte de poder assistir à soltura de tartarugas. Foi lindo!

Acho que é isso!

Visitem esse pedacinho do paraíso que é Noronha, vale a pena!

Beijocas,

Pri


Um comentário sobre “Fernando de Noronha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s