Porto

Porto é uma das nossas cidades portuguesas favoritas! É a segunda cidade mais populosa de Portugal, mundialmente conhecida pelo seu vinho, gastronomia, além de linda! Sua arquitetura é tão especial que seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Vale a pena conhecer!

Assim que chegamos em Porto, fomos direto pro hotel, o Castelo de Santa Catarina. Simplesmente maravilhoso! Esse hotel foi a residência particular de um milionário da região: um casarão branco com azulejos azuis, quartos com móveis antigos e confortáveis, decoração bem bonita, jardins bem cuidados…  Ficamos encantadas!

739
Hotel Castelo de Santa Catarina

O hotel é bem localizado e após 10 minutos andando, chegamos na “muvuca” da cidade. Fomos na Capela das Almas, uma igreja linda cheia de azulejos azuis.

Capela das Almas

Fizemos um lanche no famoso Café Majestic na Rua de Santa Catarina 112. Esse café lembra a nossa Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, lugar muito legal! Bem charmoso, cheio de gente (tinha uma mesa muito fofa com várias senhorinhas, super elegantes, tomando um cházinho… Queremos ser velhinhas assim!) , um piano de cauda tocando várias músicas brasileiras (Garota de Ipanema, Insensatez…). Muito bom!

Café Majestic

Fomos na livraria Lello, a livraria mais linda que já vimos na vida! Ela foi aberta pelos irmãos Lello em 1906 e fica na Rua das Carmelitas, 144. Dizem que essa livraria serviu de inspiração pra J.K. Rowling enquanto ela escrevia Harry Potter e morava em Porto. Quando fomos não era preciso pagar pra entrar, mas hoje são cobrados 4 euros por pessoa que são descontados da compra de um livro. No site é possível pagar com antecedência e agendar a visita.

Livraria Lello

Saímos da livraria e fomos pra Praça Gomes Teixeira, passamos pela Universidade do Porto e voltamos pela Rua da Galeria Paris, onde a vida noturna em Porto acontece, uma rua bem histórica. Escolhemos um dos vários barzinhos, chamado “Galeria de Paris”. Super bem decorado, tipo um antiquário, cheio de objetos espalhados que remetem à outros tempos! Funcionou como loja de tecidos e o antigo balcão ainda está lá. Você pode optar por sentar no balcão ou nas mesas com luz de velas.  Nós sentamos no balcão. Quando fomos estava cheio e rolou uma música ao vivo animada, cantamos à beça! Foi muito divertido, uma noite inesquecível!

714
Universidade do Porto 
710
Fonte dos Leões na praça Gomes Teixeira
730
Galeria Paris

No dia seguinte, tomamos um café delicioso no hotel, numa sala linda, super bem decorada, mobília antiga, portas trabalhadas de madeira, pias originais todas pintadas… Lindo!

732

Hotel Castelo de Santa Catarina

Fomos na linda Igreja de São Ildefonso e seguimos para a Praça Dom João I em frente ao Teatro do Porto. Lá pegamos o hop on/hop off linha azul e saltamos no Cais de Gaia, na Vila de Gaia, após atravessarmos a Ponte Luís I (feita toda de ferro como a Torre Eiffel em Paris).

742
Igreja de São Ildefonso
745
Cais de Gaia com a ponte Luís I ao fundo

Andamos bastante pelo cais, curtindo ver Porto do outro lado do rio Douro, com seus casarios coloridos, roupas penduradas nas janelas, monumentos… Vista linda!

750
Cais de Gaia

Na Vila Nova de Gaia ficam alguns armazéns-cave de vinho do Porto e nós visitamos o Sandman, bem legal!

751
Armazém Sandman

Depois atravessamos a ponte andando e escolhemos um dos restaurantes ali na saída da ponte pra sentar e sentir o lugar. Esse tinha um terraço bem de frente pro rio, sentamos ao ar livre. Era um sábado de sol, tinha muita gente circulando por ali, uma delícia de observar!

777

778
Restaurantes na beira do rio Douro

Pegamos o hop on/hop off até a Estação de São Bento, estação de trem onde há uma fabulosa coleção de murais retratando eventos históricos de Portugal. Bem bonito!

784788

Estação de São Bento

Depois fomos na Torre dos Clérigos e subimos os 300 degraus para apreciar a vista! Chegamos exaustas lá em cima, mas valeu a pena!

Torre dos Clérigos

Saímos de lá e fomos jantar um prato típico de Porto, a Francesinha, que consiste em pão de forma, queijo, carne assada, salsicha, linguiça e fiambre regados num molho delicioso. Jantamos no Café Santiago, famoso pelas francesinhas! Uma delícia! Com isso, e com gostinho de quero mais, encerramos nossos dias em Porto!

825

Café Santiago

Foram só dois dias em Porto, mas o suficiente pra nos apaixonarmos pela cidade!

Qualquer dúvida, é só falar!

Beijocas,

Pri e Paulinha


Um comentário sobre “Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s