Guimarães é uma cidadezinha histórica, super romântica e bucólica. Ela é considerada “Cidade Berço”, pois foi lá que nasceu Dom Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) e a batalha de Mamede aconteceu em 1128. Seu centro histórico é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade e é super fofinho! Vale muito a visita!
Passeamos de carro pela cidade e visitamos o Castelo de Guimarães, cujas muralhas ainda se encontram de pé. Pertinho dali está a Capela de São Miguel, local onde Dom Afonso Henriques foi batizado. Lá estão a pia batismal e uma lápide que atestam o fato.


De lá fomos conhecer o Paço dos Duques de Bragança, um castelo super bem preservado que iniciou suas construções por volta de 1420-1422. Lá a visitação acontece de graça aos domingos até as 14h.
Paço dos Duques de Bragança
Deixamos o carro no estacionamento do castelo e fomos a pé até o centro medieval que é uma graça, um charme só! Em especial o Largo da Oliveira, que tem mesmo uma só oliveira e é cercado por casinhas coloridas, bares e restaurantes. No Largo fica a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira e um monumento em forma de arco que foi construído no reinado de D.João I no século XIV e depois foi remodelado no século XVII. Por ali nós almoçamos um delicioso prato de vitela com legumes e vinho da região no restaurante Buxa, uma delícia.
Depois do almoço ficamos um tempo na Praça de Santiago observando vários casais idosos sentadinhos no bancos, vendo a vida passar, curtindo o lugar… De lá passeamos a pé pela cidade, entramos em várias lojinhas… E por fim, tomamos um café na Praça da Mumadona pra encerrar o dia!

Esperamos que tenham curtido as dicas!
Beijocas,
Pri e Paulinha
Um comentário sobre “Guimarães”