Pipa

Um dos nossos destinos preferidos do Nordeste é Pipa, no município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. Um lugar mágico!

São praias maravilhosas, falésias coloridas, golfinhos e vida noturna agitada! Uma delícia! Pra nós, um dos melhores lugares do Nordeste!

Sobre as praias: Uma característica das praias da região, além das águas quentes, é a formação litorânea de falésias (encostas íngremes). Então pra chegar em todas as praias é preciso descer alguma escadaria. Mas vale a pena encarar as escadas porque as praias são lindas!

Praia das Minas: ideal pra quem gosta de sossego, essa é a praia mais deserta da região. É uma praia de vento forte e mar agitado, berçário de tartarugas marinhas. Só tem um bar na areia, que pertence à pousada Toca da Coruja, e você pode pagar uma taxa de day use pra usufruir. O acesso pode ser de carro seguindo pela estrada que leva ao Chapadão ou andando da praia do Amor.

IMG_8447
Bar da pousada Toca da Coruja
IMG_8254.JPG
Vista do Spa da Alma pra Praia das Minas. Descendo a trilha chegamos lá em 10 minutos.

Praia do Amor: tem esse nome por causa do seu formato de coração, que é possível ver do alto do Chapadão (detalhes sobre o Chapadão abaixo). Uma praia que costuma ter ondas, boa pra surfar. No canto direito o mar é mais calmo e tem a biblioteca da praia com livros em vários idiomas, bem legal! Você pode acessar a praia descendo as escadas nas falésias ou caminhando pela praia do Centro na maré baixa (consulte a tábua de marés aqui).

TNFG2957.jpg

IMG_4410
Antes da descida pra Praia do Amor
IMG_9850
Biblioteca da praia

Praia do Centro: fica ao lado esquerdo da praia do Amor, tranquilo de ir andando de uma praia para a outra se a maré estiver baixa. O acesso também é feito por escadas que ligam o centro à praia. A praia do Centro é muito influenciada pela maré, que proporciona vários cenários lindos, com piscinas naturais na maré baixa. Uma praia ótima, mar calmo, costuma ser a mais lotadas e possui muitas opções de bares e restaurantes pra ficar.

G1682424.JPG

G1632356.JPG
Praia do Centro na maré alta
IMG_8487.JPG
Praia do Centro na maré baixa

Baía dos Golfinhos: Essa praia é imperdível! Um dos lugares mais incríveis que já fomos na vida!!! Eleita a sétima melhor praia do Brasil pelo Tripadvisor, a Baía dos Golfinhos fica ao lado da praia do centro, o único acesso é seguir andando pela praia do centro. É pertinho. A praia é muito linda e não tem esse nome à toa, perdemos a conta de quantos golfinhos vimos lá. Eles nadam pertinho da gente na água, vão até o rasinho caçando os peixes. É incrível! Não dá pra explicar o quanto é bom ver um golfinho  selvagem nadando no seu hábitat natural! Muitas agências de turismo vendem passeios de barco pra ver os golfinhos mas a melhor maneira é ir até a praia e nadar com eles. Não tem contato com a natureza melhor que esse.

IMG_9697

IMG_2780
Golfinhos
IMG_9808
Baía dos Golfinhos

Praia do Madeiro: praia linda também, eleita a  15ª mais bonita do Brasil. Um bom local pra surfar, com escolinhas de surfe e locação de caiaques e stand up paddle. Ficamos no bar do Jegue, boa estrutura e variedade de petiscos e bebidas. Vimos golfinhos bem de longe!

G9090289.JPG
Praia do Madeiro (Pri e nossa amiga Elisa)

Praia do Giz: praia linda que fica em Tibau do Sul, onde piscinas naturais se formam na maré baixa e é possível surfar. O acesso pra praia do Giz pode ser pelo espaço Ponta de Pirambu, Hotel Casablanca ou pela praia de Tibau. Nós passamos o dia no Ponta de Pirambu, um espaço de day use que conta com restaurante, piscina, ofurô e elevador, garantindo acessibilidade para cadeirantes. Almoçamos por lá e amamos os risotos de camarão e de polvo (vencedor do Festival Gastronômico). Nós só pagamos a consumação porque o Spa da Alma, onde estávamos hospedadas, tem uma parceria com o local. Normalmente fica em 100 reias por pessoa, que podem ser convertidos em consumação. Endereço: Rua Sem Pescoço, 252 – Tibau do Sul. Tel: 84 3246-4333.

Ponta de Pirambu

Para os mais aventureiros, algumas agências de turismo (como a PipaTour e Pipa Aventura) oferecem caminhada ecológica, arvorismo, tirolesa, buggy, quadriciclo, 4×4, voo de parapente…

Além das praias, um lugar que vale a visita é o Chapadão. É um local de contemplação, de onde se tem a vista linda pras praias do Amor e das Minas. O acesso pode ser feito de carro, seguindo as placas até o local. Costuma ter bastante gente e vento forte.

DRAO1327.jpg

IMG_2838
Chapadão

Para os amantes do pôr do sol como nós, aqui vão algumas dicas de locais pra curtir esse presente da natureza:

Mirante Sunset Bar: Nós amamos esse lugar! Apreciamos um pôr do sol inesquecível ao som de música ao vivo, bebendo e pesticando, num clima delicioso. O bar funciona de 16h às 19h de terça a sábado, com música ao vivo na sexta e no sábado. Fica dentro da pousada Mirante de Pipa, entre a praia do Centro e a praia do Amor. Tranquilo de ir andando se você estiver curtindo praia na Baía dos Golfinhos, Praia do Centro ou Praia do Amor. Se estiver mais distante, vá de táxi pois não tem estacionamento por perto. Em feriados, o local fica lotado e as filas começam 15h40, então chegue cedo pra garantir sua entrada.  Fomos no feriado de 7 de setembro, estava lotado e o atendimento um pouco lento. Endereço: Rua do Mirante, 01 – Praia da Pipa. Tel: 84 3246-2251.

Mirante Sunset Bar

Marinas Sunset Lounge ou Creperia: O hotel Marinas fica de frente pra Lagoa Guaraívas, um lugar lindo, e oferece dois espaços pra curtir o pôr do sol, o Lounge e a Creperia. Nos indicaram a Creperia e quando chegamos no hotel, pedimos informação e nos levaram até o Lounge e nós achamos que estávamos na Creperia. Mais tarde descobrimos que não… ahahaha… No Lounge você paga 25 reais por pessoa que se revertem em consumo e rola um DJ e um clima mais baladinha. Caminhando pelo espaço vimos a escada que leva até a Creperia, que fica num deck na lagoa. Um clima mais tranquilo e mais próximo da natureza. Acabamos ficando no Lounge mesmo, comemos brigadeiro de panela com sorvete mas não vimos o pôr do sol. No lugar do sol veio a chuva e ficamos abrigados debaixo de uma barraquinha até passar. Mas valeu ir lá pra conhecer, pretendemos voltar um dia pra ver o pôr do sol que deve ser lindo ver de lá.

Marinas Sunset Lounge

Agora sobre a noite de Pipa: é muito animada! São várias opções de bares e restaurantes, e pra quem quer uma noitada, tem a boate Anima Pipa que promove várias festas. Você pode ver a programação da boate e comprar ingressos pelo site. Na rua principal (Av. Baía dos Golfinhos) são vários bares e restaurantes legais, muitos com música ao vivo. Lá pra umas 22h essa rua fica cheia de gente, muitos gringos, bebendo em pé ali mesmo, conversando… Um clima muito gostoso! Algumas opções de bares e restaurantes são:

Cantina do céu: restaurante italiano na Rua do Céu (transversal à rua principal). A comida é ótima, mas o ponto alto no dia que fomos foi a banda. Tocaram MPB e distribuíram instrumentos musicais (chocalho, pandeiro…) pelo restaurante. Resultado: Todos cantando juntos, batucando… Um clima muito alegre, animado, de arrepiar! Foi inesquecível!

IMG_1716
Cantina do Céu

Macoco: restaurante charmozinho que também fica na Rua do Céu, bem no final da rua. Comi um sanduíche de camarão com manga, rúcula e molho de mel com pimenta de fechar os olhos!

Bakana: barzinho gostoso na rua principal de Pipa. Comi um petisco de camarão a quatro queijos com batata palha e biscoito de pizza, bom demais!

Goldes: restaurante tailandês e marroquino com influências italianas. Mais chiquezinho, no segundo andar do shopping branco na rua principal.

Goldes

Aruman: creperia no estilo grego, na rua principal de Pipa. Um charme o lugar!

Aruman

A Selva: restaurante bem decorado, ao final da rua principal no canto direito. Comi uma massa muito boa lá. E no restaurante tinha um labrador acompanhando os donos, adoro quando aceitam os bichinhos de estimação!

Golfinhos: barzinho legal na rua principal de Pipa, muitas opções de petiscos e bebidas, com música ao vivo nos fins de semana.

Temperart: restaurante na rua principal, com uma vista linda pra Praia do Centro, onde almoçamos muito bem! O garçom nos ofereceu uma caipirinha por pessoa pra nos convencer a almoçar lá. Comemos o Camarão Nordestino e a Paella, muito bons.

Temperart

Hospedagem: Nós ficamos juntas no Spa da Alma e adoramos. A pousada fica na Praia das Minas, rodeada pela natureza, num clima bem relaxante. Nós dividimos um chalé com uma vista linda da praia, duas suítes com banheira de hidromassagem, sala e cozinha. Uma delícia! A pousada tem uma trilha pra praia das Minas e é só combinar um horário que eles mandam um carro pra buscar lá na praia. A pousada também tem piscina e um restaurante maravilhoso, além do spa que é pago por fora. Eles oferecem transfer de hora em hora pra levar até o centro de Pipa e buscar (desde 8h até 22h30), o que é ótimo porque  a pousada fica no alto e você passa por 3 ladeiras íngremes pra chegar lá. Mas principalmente porque com esse transfer não precisamos usar o carro pra ir pra outras praias ou pra ir jantar de noite. Só na volta que ficávamos até mais tarde na rua e pegávamos um táxi até a pousada por 20 reais. Pagamos 500 reais na diária pra cada casal em alta temporada.

Spa da Alma

Agora é Priscila falando aqui 🙂 Eu fiquei duas vezes na pousada Terra dos Goitis, pertinho da Praia do Amor. A pousada é uma delícia, são alguns chalés muito charmosos, com rede na varanda, tudo super lindo. O café da manhã é levado no quarto, você só tem que organizar a mesa na varanda e eles disponibilizam ovos e frutas, então se quiser é só pegar e fazer. Com isso, você não tem hora pro café e fica comendo ali tranquilamente na sua varandinha. Eu adorei esse esquema porque assim não precisamos botar despertador, nem correr pra tomar café, ficamos livres! Eu e meu marido pagamos 330 reais na diária em baixa temporada.

Pousada Terra dos Goitis

Pipa tem muitas opções de hospedagem e pra todos os bolsos, desde campings até pousadas de luxo.  Entre as opções mais baratas estão o Camping Cultural da Pipa, o Albergue da Rose e o Hostel do Céu. Entre as pousadas, algumas boas opções são o Madeiro Beach HotelBupitanga Hotel. E duas pousadas de luxo que parecem ser maravilhosas são a Toca da Coruja e a Sombra e Água Fresca.

Como chegar?  Foram 3h30min de carro pela BR-101 vindo de Recife/PE (272 km). É possível ir de avião até Natal/RN (78 km) ou João Pessoa/PA (160 km), e seguir de carro (alugar um ou pegar um transfer com a pousada) por aproximadamente 2h até Pipa.

Dicas:

  • Achamos que 4 dias são suficientes pra curtir bem o lugar!
  • Pipa fica a 1h de Natal, então vale a pena aproveitar pra estender a viagem e conhecer esse outro paraíso ali pertinho.

É isso gente! 🙂

Beijocas,

Pri e Paulinha


2 comentários sobre “Pipa

  1. Pingback: Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s