Praias e lagoas

Pernambuco é um lugar especial pra mim, praticamente minha terra! Por aqui o que não faltam são praias lindas.

Neste post vamos focar nas praias do continente, que tem por características a presença de piscinas naturais e a influência das marés. Na maré baixa a praia é uma coisa, na maré alta é outra totalmente diferente. Por isso, olhem sempre a tábua de maré e procurem estar na praia na hora da maré baixa, pois é quando as piscinas naturais ficam mais visíveis.

A maioria das praias que vou falar ficam a aproximadamente 1h de carro do bairro de Boa Viagem em Recife. Então se o seu objetivo é ficar relaxado curtindo praia, o melhor é se hospedar na região de Porto de Galinhas e/ou Praia dos Carneiros.  Já se a sua intenção é curtir praia, mas também a vida cultural, museus e Olinda, um hotel em Boa Viagem é a melhor opção. Eu dividiria essa viagem em duas partes: uma hospedada em Porto de Galinhas e/ou Carneiros pra curtir praia e outra em Boa Viagem pra curtir os museus e Olinda.

Praia de Carneiros: Fica no município de Tamandaré, umas 2h de carro de Recife e 1h de Porto de Galinhas. A praia é linda demais! Pra ver o post completo sobre esse paraíso clique aqui.

Praia dos Carneiros

Porto de Galinhas: A praia mais famosa da região, fica no município de Ipojuca. O ponto alto da praia são as belas piscinas naturais. O post completo sobre essa praia, com dicas sobre o passeio de jangada, restaurantes e hospedagem, está aqui.

Porto de Galinhas

Maracaípe: Fica a 5 minutos de carro de Porto de Galinhas e é a praia que mais frequento. Lá você pode curtir a praia e o mangue. É sensacional! Sou muito apaixonada por esse lugar. Tem um post só sobre Maracaípe aqui.

Mangue de Maracaípe

Praia de Maracaípe

Muro Alto: essa praia também fica no município de Ipojuca, uns 10 minutos de carro de Porto de Galinhas.  Ela é protegida por um paredão de recifes e por isso suas águas são muito calmas, ótima praia pra quem viaja com crianças. Um lugal legal pra ficar é na Barraca da Ana, que oferece cadeiras, guarda sol e bebidas. Nesta praia estão várias opções de hospedagem, inclusive o famoso resort Nannai.

Muro Alto

Serrambi: no município de Ipojuca, essa é uma praia que também tem recifes de corais e piscinas naturais. Lá não existe muita estrutura, são poucas opções de barraquinhas pra ficar, mas ficamos numa ótima petiscando caldinhos, macaxeira e tomando uma cervejinha na areia!

Praia de Serrambi

Praia do Paiva: fica no município de Cabo de Santo Agostinho, uns 30 minutos de Recife indo de carro. Recomendo só ir no período da maré baixa, quando as piscinas naturais se formam, pois nessa praia tem vários avisos de risco de ataque de tubarão! Eu não me arrisco, só vou lá na maré baixa e só mergulho nas piscinas rasinhas como essas das fotos abaixo. Assim como Carneiros, a praia é cercada por propriedades particulares e o acesso é difícil. É preciso parar o carro num estacionamento e caminhar até a praia.

Essa é uma área de condomínios de luxo e tem um polo gastronômico ali perto. Quem quiser almoçar por lá, recomendo ir no restaurante Beijupirá (é um pouco caro, mas delicioso).

Praia do Paiva

Pedra de Xaréu:  também fica em Cabo de Santo Agostinho, uns 30 minutos de carro de Recife. A praia é bonita, tem bares com bons preços, vegetação de restinga… Nos fins de semana costuma ficar muito cheia então, se possível, vá durante a semana.

Pedra de Xaréu

Lagoa de Itapuama: fica numa reserva em Cabo de Santo Agostinho, 1h de carro de Recife. Você paga 10 reais pra entrar. Lá rola um banho de argila branca divertido, e a pele e cabelo ficam uma delícia! O lugar é bonito e aos domingos, além do banho de argila, você pode agendar pra fazer uma trilha cedinho e tomar café lá. A trilha dura cerca de 1h.

Lagoa de Itapuama

Lagoa Azul: fica em Jaboatão dos Guararapes, numa propriedade privada, uns 40 minutos de Recife de carro. Precisa pagar 10 reais pra entrar. A lagoa é bem bonita, mas está mais pra verde do que azul. Lá rola rapel, tiroleza e é um bom lugar pra fazer stand up paddle caso tenha um. Tem um food truck servindo bebidas e aperitivos. Recomendo levar canga ou toalha pra sentar na grama, caso as mesas estejam todas ocupadas. É um bom lugar pra fazer um piquenique!

Lagoa Azul

Se o objetivo da sua viagem for curtir praias e lagoas paradisíacas, existem várias opções próximas à Pernambuco:

1) Maragogi e Japaratinga, AL –  aprox. 2h30 minutos de carro

2) Pipa e Natal, RN – aprox. 3h30 minutos de carro

3) João Pessoa, PA – 2h de carro

Se estiver no clima de conhecer o sertão, ver de perto a vida dos sertanejos e fazer trilhas por paisagens lindas, o Vale do Catimbau fica a 3h de Recife.

Dicas:

  • Consulte a tábua de maré e tente estar na praia no período de maré baixa.
  • Se o tempo for corrido, eu recomendo fazer Porto de Galinhas e Maracaípe no mesmo dia e no outro dia ir pra Carneiros. Essas são as praias imperdíveis na minha opinião.
  • Se tiver snorkel e máscara de mergulho, leve com você.

É isso pessoal!

Esses são os meus lugares favoritos por aqui!

Espero que gostem!

Beijoca,

Pri


5 comentários sobre “Praias e lagoas

  1. Pingback: Olinda
  2. Pingback: Maracaípe
  3. Pingback: Porto de Galinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s