Maragogi

Maragogi é um lugar de praias tranquilas, com piscinas naturais e coqueirais … Ótima pedida pra quem curte mergulhar e ficar relaxando na praia ou num resort. Então vamos às dicas:

Façam o mergulho nas Galés de Maragogi! As piscinas naturais são lindas e estão no 19º lugar da lista de melhores “praias” do Tripadvisor. As Galés de Maragogi ficam a cerca de 6km da costa e por isso o acesso é feito de barco. É importante reservar o passeio de barco até lá com um pouco de antecedência se você for num feriado ou fim de semana. Eu fui no feriado de Tiradentes,  então falei com a gerente da pousada que fiquei e ela fez a reserva com uma agência de turismo um dia antes. O melhor horário pra fazer o mergulho é durante a maré baixa, quando as piscinas naturais estão mais visíveis. Então marquem o passeio nesse horário ou o mais próximo possível. Consulte a tábua de maré aqui. O passeio custa 100 reais e por mais 15 reais você aluga a máscara e snorkel. Durou cerca de 2h.

A água nas Galés é bem transparente, cristalina, mas não é assim no resto das praias. Além das Galés, existem duas outras áreas de piscinas naturais que podem ser visitadas: Barra Grande e Taocas. Como fiquei poucos dias, só consegui fazer as Galés que são as principais. É possível fazer o mergulho com cilíndro por lá também.

IMG_0872IMG_0868

Galés de Maragogi

Maragogi tem cerca de 22km de litoral e muitas opções de praias! Conheci apenas 4:

A Praia de Maragogi é bonita, mas não achei nada de mais. Fica mais cheia de gente, um pouco tumultuada. O ponto alto são as piscinas naturais mesmo. Recomendo ir fazer o mergulho nas piscinas e depois curtir o dia em outra praia da região.

IMG_0825
Praia de Maragogi

Uma boa opção é a Praia de Ponta do Mangue, bem bonita, tranquila, com poucas pessoas. Fomos a dois barzinhos lá na praia, não lembro o nome deles, mas não eram muitas opções. Ficamos ali batendo papo, petiscando e tomando as caipifrutas de frutas locais, como pitanga e umbucajá. Delícia!

Praia de Ponta do Mangue

A praia do Burgalhau é uma praia mais movimentada, com muitos jovens, clima legal! Nós ficamos o dia todo, até o entardecer, no bar Burgalhau. Lá tem uma estrutura boa de tendas, musiquinha, petiscos…

IMG_0885
Praia de Burgalhau

E a praia com o mar mais azul foi a praia de Barra Grande. Lá ficamos no bar/restaurante Meraki Beach, bem na areia, com redes dentro do mar pra ficar relaxando e várias opções de drinks, petiscos e refeições. Almoçamos um camarão com ervas, arroz de castanhas, purê de banana e macaxeira de fechar os olhos!

Praia de Barra Grande

Vida noturna: O programa da noite é sair pra jantar, caminhar pela orla da praia de Maragogi curtindo a brisa, o som do mar e parar num barzinho por ali. Não são tantas as opções de restaurantes pela orla. Uma alternativa pra quem estiver de carro e disposto a dirigir um pouco é ir até outros restaurantes em outras praias. Nós ficamos ali pela orla de Maragogi mesmo, perto da pousada. A preguiça bateu depois de um dia inteiro de praia =)

No primeiro dia, jantamos no restaurante Maragaço, ali na orla da praia de Maragogi. Comemos camarão no coco e bobó de camarão, divididos por 5 pessoas. Muito bons! E no segundo dia fomos na Pizzaria da Regina, ali na orla também. A pizza é muito boa, de massa fina, mas o melhor é o preço, bem barato.

Hospedagem: As opções são pousadas simples ou resorts all inclusive. Fiquei na pousada Mariluz, bem simples, antiga (precisando de uma reforminha), com piscina, de frente pra praia de Maragogi por 250 reais a diária. A vantagem foi a localização, próxima de restaurantes, bares e lojinhas. Outra opção é a Pousada Barra Velha, onde uma amiga se hospedou e gostou!

Como chegar? A maioria das pessoas que vem de longe pega voos até Recife ou Maceió e de lá seguem de carro alugado ou transfer (na maioria das vezes oferecido pela própria pousada ou resort) por cerca de 2h30min até Maragogi.

Dicas: 

  • Eu fiquei 3 dias  em Maragogi e pra mim foi suficiente. A não ser que você fique num resort curtindo toda aquela estrutura, acho que não precisa ser mais que 3 dias.
  • Muitas pessoas que estão viajando por Maceió ou Recife fazem passeios indo e voltando no mesmo dia para mergulhar nas Galés de Maragogi. É cerca de 2h30 de carro de distância. Eu acho válido fazer esse esquema se o tempo estiver curto.
  • Se estiver com tempo, aproveite pra conhecer Japaratinga também, que fica bem ao lado (dá pra fazer bate e volta no mesmo dia), e Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres (cerca de 40 minutos de carro e balsa).
  • Caso tenha máscara de mergulho e snorkel, pode levar!

Balanço geral: confesso que esperava mais de Maragogi, o tal “Caribe brasileiro”. As praias são bonitas sim, as piscinas naturais das Galés valem a visita, mas num geral a cidade peca na estrutura. Não digo nas praias, porque eu adoro praias desertas como as de São Miguel dos Milagres. Mas as praias de Maragogi ficam num meio termo, elas tem construções na areia, sejam casas, hotéis/pousadas, restaurantes, então não são aquelas praias desertas, selvagens… Mas num geral, as opções de lugares pra ficar na praia não são charmosas, descoladas. A maior parte dos hotéis/pousadas são antigas com cara de antigas… Então não crie tantas expectativas e tente combinar sua visita com outros lugares próximos para a viagem render mais.

Enfim, é isso gente!

Beijocas,

Pri


2 comentários sobre “Maragogi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s