Pra quem está em busca de belas paisagens, Bonito é um paraíso de águas cristalinas!
Esse é um lugar pra quem gosta de curtir o dia, aventura e estar em contato com a natureza. Não é um destino barato, a maioria das atrações turísticas fica dentro de propriedades privadas e é preciso pagar pra conhecer. Mas vale muito a pena ir!
Quando eu fui estava sem carro e fechei todos os passeios com as agencias de turismo Bonitour (www.bonitour.com.br) e Crisval (www.crisval.com.br) que oferecem transporte. Os passeios incluem o aluguel das roupas de borracha, colete, máscara e snorkel e algumas vezes almoço também.
A maior parte das atrações fica longe do centrinho, onde os transportes públicos não chegam, em propriedades particulares, e é preciso pagar entrada pra conhecer. Por isso, você vai precisar alugar um carro ou fechar com uma agência de turismo que inclua o transporte até os locais. Os passeios que fiz foram:
Flutuação no Rio da Prata – Você faz uma pequena trilha até o rio e passa cerca de 2h flutuando, sendo carregado pela correnteza. Vários peixinhos! Uma delícia!
Peixinhos! 1- Piraputanga, 2- Pacu, 3- Dourado. (Fotos de Luisa Manna)
Lagoa Misteriosa – Lagoa linda, de um azul bem intenso! Tem esse nome porque não se sabe qual a sua profundidade. Um mistério! Lá você pode fazer a flutuação ou mergulhar com cilíndro.
Buraco das Araras – é o habitat natural de vários pássaros, inclusive da arara vermelha. Uma trilha curta leva até o buraco e depois é só contemplar!
Os passeios Flutuação no Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Buraco das Araras foram feitos no mesmo dia com a agencia Bonitour. Tudo saiu por 375 reais.
Flutuação no Aquário Natural – Mesmo esquema da flutuação no rio da Prata. A diferença entre as duas flutuações é que o Aquário Natural tem muitas plantas, então fica aquele visual verde, bem bonito. Mas vi mais peixes no rio da Prata. Foi 130 reais pela agencia Crisval.

Gruta do Lago Azul – É o cartão postal mais famoso de Bonito! Você faz uma caminhada até a entrada da caverna e desce por uma escada de terra. Depois é só contemplar! Lá não é permitido o mergulho. Custou 60 reais com a agencia Crisval, aproximadamente 1h30min de passeio.

Boca da Onça Ecotour – Esse passeio dura o dia todo e você conhece várias cachoeiras, inclusive a Boca da Onça, a maior cachoeira do estado, e o Buraco dos Macacos. Custou 175 reais, almoço incluído.
Além dos passeios citados, há opções como rapel, rafting, cavalgada, passeio de bicicleta… Enfim, muitas programações legais! Eu fiquei uma semana lá, mas estava num congresso então só tive 2 dias e meio pra passear. Queria ter ficado mais… Um dia eu volto e conto aqui pra vocês! =)
Noite: Tem uma rua principal com alguns bares, restaurantes e lojinhas. Fui muitas noites no Taboa, um restaurante mais animado, sempre com música ao vivo. Mas realmente, o forte de Bonito não é a noite, se curte bem mais o dia.
Hospedagem: Fiquei na Pousada Paraíso, uma pousada simples, limpinha, com um bom café da manhã. A diária é 150 reais. Esse é o site de lá: www.pousadaparaisoms.com.br
Como chegar? Eu fui de ônibus saindo do Rio com a galera da faculdade. Mais de 20h pra ir e pra voltar, não recomendo. Bonito até tem um aeroporto, mas os voos são apenas da Trip às quintas e domingos e são muito caros. É melhor pegar um voo até Campo Grande e ir de carro, ônibus ou van por mais 3h até Bonito.
Dicas:
- Se tiver máscara, snorkel ou roupa de borracha e preferir usar as suas em vez de alugar, é uma boa levar. A maioria dos passeios em Bonito precisa deles.
- Se estiver sem carro, recomendo reservar o maior número de passeios possível pela mesma agencia de turismo pra tentar levar um desconto no total.
- Acredito que 5 dias sejam suficientes pra fazer os passeios mais legais. Quem tiver tempo e animação pode aproveitar e ir pro Pantanal, é ali pertinho.
* Confira os preços dos passeios nas agencias, pois fui em 2014 e o preço deve ter aumentado.
É isso galera!
Beijocas,
Pri