Havaí – Oahu

Aloha my friends!

Esse post é sobre esse lugar maravilhoso, bem relax, com praias de água transparente e vários tons de zul, de tirar o fôlego, berço do surf: o Havaí!

Esse arquipélago, cujas ilhas principais são Oahu, Maui, Big Island e Kauai tem muita história e tradição.

Um pouquinho da história: Os polinésios foram os primeiros a ocuparem as ilhas entre 600 e 700 e dividiram as terras em reinos independentes. Em 1810, Kamehameha I, rei da Big Island, unificou as principais ilhas sobre seu reinado e seus descendentes mantiveram o poder até 1872. A partir daí a monarquia foi perdendo força para os americanos, devido à influência dos missionários protestantes e à imigração de milhares de estrangeiros atraídos pelo desenvolvimento da agricultura.  Em 1887, o rei Kalakaua limitou seus poderes criando a Constituição, devido à pressão popular.  Em 1893 a rainha Liliuokalani foi deposta por grupos americanos e europeus que queriam anexar o Havaí aos EUA e em 1900 o Havaí se tornou território americano. Ainda hoje alguns descendentes locais expressam ressentimento pelo que interpretam como a apropriação do território e da cultura local pelos americanos.

Por causa dessa mistura entre os povos, no Havaí você encontra o melhor dos dois mundos: a eficiência e praticidade dos americanos unidas ao espírito de “vamos desfrutar a vida e valorizar a natureza” dos povos polinésios. A própria saudação Aloha, usada como “oi” e “tchau”, simboliza essa relação positiva diante da vida, com o significado de amor, afeição, paz e compaixão.

Eu fui pro Havaí na minha lua de mel e foi o destino perfeito pra relaxar e curtir os primeiros dias casada! Fiquei 10 dias em Oahu e levei a viagem bem no ritmo havaiano de ser, bem “easy going”! Foi maravilhoso!

Me hospedei no hotel Hyatt Regency em Honolulu, de frente pra praia de Waikiki. Ele fica num prédio super alto, é bem grande, com piscinas, spa, muito bom! Nos andares de baixo do prédio tem um shopping com lojinhas, farmácias e locadoras de carro, o que é muito cômodo. Amei ficar em Waikiki pela praia, mas principalmente por ter uma vida noturna legal, com vários bares e restaurantes, tochas pelas ruas, pessoas na praia até de noite, música ao vivo pelas ruas e apresentações de hula nos shoppings e restaurantes, enfim um clima muito gostoso!

Varanda do nosso quarto e piscina do hotel

Noite em Waikiki

Uma dica importante se você for ficar num hotel e quiser alugar um carro é perguntar se é necessário pagar pra usar o estacionamento de lá. Porque pra estacionar no nosso hotel era preciso pagar uns 30 dólares por dia! Imagina ficar lá 10 dias e pagar 300 dólares só de estacionamento?! Absurdo né?! E a maioria dos hotéis em Waikiki são assim. Então nós alugávamos o carro e devolvíamos na agência no mesmo dia.

Os únicos dias que não usamos carro foram os dias que fizemos praia em Waikiki e aí era só atravessar a rua, e quando fomos pra Manoa Falls e Diamond Head de transporte público. No hotel, nós perguntamos como fazia pra ir pra esses lugares e os funcionários fizeram de tudo pra nos vender os passeios. Aí um belo dia, passeando na orla da praia de Waikiki, eu e meu marido fomos abordados por dois havaianos muito simpáticos e ficamos um pouquinho de papo com eles que nos passaram as dicas pra ir de ônibus (numa prova do espírito amigável havaiano de ser!). Super fácil e no mínimo 10 vezes mais barato do que o hotel queria nos vender. Sem contar que eu evito passeios em grupo com desconhecidos sempre que posso, acho chato!

Agora sobre as praias! Nós fomos pra lá em agosto e nesse período a North Shore está praticamente sem ondas. O período de ondas grandes vai de final de novembro até março.

A North Shore corresponde aos cerca de 11 km de praias onde quebram as ondas mais famosas do mundo: Pipeline, Sunset Beach, Waimea Bay, etc. É a região mais roots e descontraída da ilha. Nós fomos pra lá de carro e foi mais ou menos uma hora de Waikiki até lá.

Na North Shore as praias não contam com estrutura de bares e restaurantes na beira da areia. Então é bom levar garrafinhas de água e beliscos pra passar o dia. Na hora que a fome bater, procure um foodtruck pela estrada, tem vários! Um bem famoso é o Kahuku Shrimps Farms, com pratos servindo camarão fresquinho criado nas fazendas da região. Delicioso! E encontramos um foodtruck de um paulista que largou tudo pra viver no Havaí! No cardápio ele serve coxinha e pastel, olha que maravilha!

Foodtrucks da North Shore

Pipeline acho que é a praia com as ondas mais famosas do mundo, conhecidas por serem tubulares e perfeitas, e é sede fixa de uma das provas do World Surf League. É também uma das zonas de maior mortalidade devido à presença de  arrecifes. Mas quando eu fui quase não tinham ondas e deu pra mergulhar tranquilamente!

622

652

Pipeline

Sunset Beach é linda e está entre minhas preferidas! Fica a 5 minutos de Pipeline. Ela tem esse nome porque o pôr do sol lá é incrível! O sol se põe na água, lindo! Aconselho ficar pra ver!

179

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO
Olha a cor dessa água!
DCIM100GOPRO
Sunset Beach

309

304
Pôr do sol em Sunset Beach

Waimea Bay é conhecida por suas ondas gigantes e é sede do torneio Eddie Aikau para ondas acima de 6 metros. Mas quando fui estava sem ondas, própria pra prática de Cliff Diving, quando as pessoas pulam no mar das grandes pedras que tem na praia. Eu pulei! =) Ali perto tem um bom restaurante de comida tailandesa, o Opal Thai.

266274

DCIM100GOPRO
Waimea Bay

Waimea Falls Park é um parque famoso por sua cachoeira linda! Vale a pena! Tem muito verde, muitos pássaros lindos, bem relaxante ir pra lá! Ótimo pra ir depois da praia e tirar a água salgada do corpo com um belo mergulho na cachoeira. Só é permitido entrar na cachoeira usando colete salva vidas, que você aluga no próprio parque.

DCIM100GOPRO
Waimea Falls

Sharks Cove ou Caverna dos Tubarões é conhecida por ser um ótimo lugar de mergulho. Apesar desse nome, é difícil ver tubarões por lá. O nome é por causa do seu formato parecido com o de um tubarão. O mergulho lá foi ótimo, vimos muitos peixes e uma tartaruga! Alugamos o snorkell numa lojinha em frente à praia. Ali em frente tem vários foodtrucks.

Sharks Cove

E pra passear vá até Old Town Haleiwa ver as lojinhas de surf, galerias de arte local e restaurantes/lanchonetes. Experimente o famoso sorvete havaiano, o Hawaiian Shaved Ice, feito de gelo e diversos sabores.

Old Town Haleiwa

Turtle Bay é uma prainha muito gostosa, com piscinas naturais, boa pra fazer snorkeling. Vimos muitos peixes diferentes lá! Por ali fica o único resort da North Shore chamado Turtle Bay. Essa é a última praia da North Shore e faz fronteira com a Windward Shore, região conhecida por ter ventos favoráveis à prática de windsurfe.

170167

DCIM100GOPRO
Turtle Bay

A praia mais famosa da Windward Shore é a  Lanikai Beach. Simplesmente maravilhosa, faz juz ao nome já que Lanikai significa “praia dos céus”. Ela aparece frequentemente na lista das melhores praias do mundo. Nela você tem a vista pra duas ilhas chamadas Ilhas Mokulua e eu li que ás vezes o sol nasce bem entre essas duas ilhas, mas não tive disposição pra acordar cedo e ir conferir. Essa praia fica numa área residencial, costuma ficar bem cheia nos fins de semana e foi um pouco difícil estacionar por lá. Mas é daquelas que tem que ir!

414

Lanikai

Hanauma Bay é lindíssima! Também entre as minhas favoritas, essa praia fica numa cratera de vulcão que foi inundada pelo mar quando parte do vulcão desmoronou.  Ela fica a 20 minutos de carro de Waikiki num parque com acesso limitado de pessoas por dia. É preciso pagar entrada (8 dólares por pessoa) e o parque não funciona nas terças feiras. Então se programe pra ir nos outros dias e pra chegar cedo e garantir sua entrada. A praia é linda demais e ótima pra fazer snorkel ou mergulho de cilindro (você pode alugar o equipamento lá mesmo).

381

DCIM101GOPRO

395

Hanauma Bay

Em Waikiki, praia urbana e muito movimentada, você encontra uma estrutura maior, com barracas na areia pra alugar e os Beach Boys (nome que surgiu na década de 30 para se referir aos locais que ajudam os banhistas a se aventurarem no mar) oferecendo aulas de surfe e aluguel de pranchas.

DCIM100GOPRO

DCIM101GOPRO
Waikiki

Pôr do sol em Waikiki

No período em que estávamos lá, estava rolando a competição Duke’s Oceanfest de várias modalidades de esportes, como a corrida de canoa havaiana. Duke Kahanamoku é famoso por propagar a cultura do surf pelo mundo, mas seus feitos vão além disso. Ele salvou 8 pessoas de um naufrágio com sua prancha, ganhou 5 medalhas olímpicas de natação, foi o xerife de Honolulu entre 1934 a 1960 e atuou em filmes de Holywood. Na orla de Waikiki tem uma estátua em sua homenagem.

Duke Oceanfest e a estátuta do Duke na orla de Waikiki

Pros amantes de cachoeiras, ir até Manoa Falls é uma boa opção. A trilha é tranquila, rodeada por muito verde. O único porém é que não é permitido mergulhar na cachoeira, o que pra mim foi bastante decepcionante. Mas se você não é muito chegado (a) em água gelada, não faz questão de dar um mergulho e curte fazer uma trilha, vai gostar de ir. Nós pegamos um ônibus de Waikiki até lá.

Manoa Falls

A segunda vez que andamos de ônibus por lá foi pra ir até o parque onde fica Diamond Head, o vulcão extinto mais famoso da ilha que tem esse nome por causa de seu formato parecido com um diamante lapidado.  Caminhamos até o topo pra curtir a vista linda de lá! A caminhada tem cerca de 1,4 km e é um pouco íngreme e com muitas escadas, mas vale muito a pena! Não esqueça de levar água, pois na trilha não tem onde comprar, só mais próximo à entrada do parque.

Diamond Head

O único passeio que fiz em excursão foi ir até Paradise Cove. Passamos uma tarde muito gostosa lá, ouvindo as músicas, vendo shows de dança, comendo comidas típicas, aprendendo a fazer o colar de flores e pulseiras com as mulheres locais… Foi ótimo!

Paradise Cove

Passamos uma manhã em Pearl Harbor, a base naval americana que foi atacada pelos japoneses em 1941 e determinou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Lá eles tem um memorial em homenagem a todos que morreram no ataque, um museu (com maquetes dos navios e aviões, uniformes oficiais, maquetes da base naval, etc), salas exibindo vídeos bem patriotas sobre o assunto, e um submarino pra você entrar e matar a curiosidade. O memorial fica numa construção no mar,  no local acima do navio USS Arizona que naufragou  durante o ataque japonês. Neste navio morreram 1771 marinheiros, cujos corpos ainda estão presos dentro do navio, e você vai até o memorial de barco.

O submarino e o Memorial em Pearl Harbor

Agências de turismo oferecem diversos tours históricos por lá, pra ver o site de uma clique aqui.

Pra quem quer fazer compras, Waikiki tem uma grande variedade de lojas. Na avenida Kalakaua você encontra as maiores marcas do mundo, como Prada, Rolex, Coach, etc. No shopping Ala Moana Center estão as marcas mais acessíveis e locais, muitas vendendo as tradicionais camisas floridas, bonequinhas de hula e o ukelele, instrumento de cordas muito popular na região. E tem também o Waikele Premium Outlet, com várias marcas e praticamente vazio quando eu fui.Você pode fazer o cadastro no site e ganhar cupons de descontos nas lojas de lá.

E se alguém estiver querendo se casar por lá, entre em contato com o Yes I do Hawaiian weddings e eles organizam seu casamento pra você! Imagina só… Deve ser demais! Vou tentar convencer o marido a renovar nossos votos lá!

Onde comer? A gente tomava café da manhã no hotel, almoçava em algum foodtruck e jantava em um dos vários restaurantes ali por Waikiki, perto do hotel. Não lembro o nome da maioria dos restaurantes que fui, mas lembro que jantamos num restaurante japonês, num italiano, hamburger em lanchonete… De nome eu lembro do Hard Rock Café e do restaurante do hotel Royal Hawaiian, que tem um clima muito gostosinho com luz de velas e música ao vivo. Enfim, lá são muitas as opções de lugares e gastronomia!

Dicas:

  • Se o objetivo da viagem for surfar, vá no período de final de novembro à março, período das boas ondas.
  • Antes de alugar o carro por temporada, verifique se o seu hotel disponibiliza o estacionamento e se esse serviço é cobrado.

Então é isso!

Beijoca e Aloha!

Pri

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s