Itaipava

Itaipava é um distrito e um bairro da cidade de Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O lugar é famoso por seus excelentes restaurantes, pousadas/hotéis de alto padrão e pelas lojas de artesanato, decoração e móveis. O destino é bastante procurado no inverno, por aqueles que curtem um friozinho, lareira, vinho, fondue… Nós adoramos tudo isso e sempre que podemos, vamos pra lá!

Já na chegada em Itaipava, é tradição parar na Casa do Alemão, que funciona desde 1945. As receitas alemãs são de fabricação própria e artesanal, e além delas você pode escolher entre uma variedade de sanduíches e doces. Nós sempre comemos o pão com linguiça e o croquete de carne, muito bons!

Casa do Alemão

No Empório Maria Maria acontece uma mistura super interessante e que dá muito certo. Lá você encontra um excelente restaurante (um dos nossos favoritos), uma loja linda de decoração, uma loja de roupas femininas, uma garagem com automóveis antigos que reúne muitos admiradores e o Bendito Armazém. Neste último você pode fazer um lanche e comprar queijos e pães especiais, cervejas artesanais, vinhos, carnes e produtos pro dia a dia. Esse espaço vale muito a visita!

Empório Maria Maria

Outro cantinho que adoramos visitar é a Vila Luiz Salvador. Lá está a loja de decoração Cerâmica Luiz Salvador, que deu nome à vila e por si só, já vale a visita. Ficamos doidas com essa loja, a vontade é de comprar tudo. Outra loja de decoração da vila é a Olhar o Brasil de Chicô Gouvêa, arquiteto carioca. Bem legal, com inspiração na fauna, flora e história brasileiras. Mais coisinhas de casa, como plantas, vasos, perfumes de ambiente, você encontra na loja Pátio, que é super charmosa. E pra uma boa refeição, na vila está o restaurante Don Bistrô.

Vila Luiz Salvador 

Outro programinha que a gente gosta é ir na Feira de Artesanato Hortomercado Municipal de Itaipava, onde os artesãos de Petrópolis expõem seus produtos. Lá você encontra desde móveis pra casa até bijuterias. A feira acontece nos finais de semana e feriados (sábado e feriados de 8h às 17h, domingo de 8h às 13h). O Hortomercado Municipal foi inaugurado em 1989 e apresenta boa variedade de frutas, verduras, ervas e temperos.

IMG_0127
Feira Municipal de Itaipava

Conhecida como “Vale dos Gourmets”, os restaurantes são um ponto forte da região. Citamos acima o Empório Maria Maria, um dos nossos favoritos. Um dos mais famosos da região é o Clube do Filet, que também é um dos favoritos. Ele fica num casarão dentro do condomínio Granja Brasil, rodeado por muito verde e um lindo chafariz. O cenário é lindo, a comida deliciosa! Se puder, faça sua refeição na varanda pra curtir o visual. Outra opção é o restaurante Locanda Della Mimosa que também funciona como pousada. O restaurante funciona de sexta a domingo de 12h às 16h e de 20h às 23h, de segunda a quinta apenas com reserva (Tel: 24 2233-5405). Essas 3 opções são um pouco caras, mas valem a pena! Pra quem gosta de pizza, a Forneria Itaipava é uma ótima opção, com pizzas feitas no forno à lenha.

IMG_0018.JPG

Forneria Itaipava

Hospedagem: Itaipava tem muitas opções de hospedagem e para todos os bolsos. As opções mais baratas são hostels, entre eles os melhores avaliados no Booking são o Itaipava Hostel e o Hostel 040. Entre as pousadas intermediárias, nos hospedamos no hotel Albergo del Leone e foi ótimo! A pousada é bem gostosinha, com piscina, churrasqueira, quadra poliesportiva, restaurante… Pagamos 490 reais a diária no chalé duplo, para dois casais, com lareira no quarto. Também já ficamos no hotel Terracota que é uma delícia! Ele fica na Vila de Secretário, entre as montanhas, na beira de um lago… Um cenário super relaxante. A diária foi 390 reais no chalé geminado. Pra quem quer investir na hospedagem, uma opção mais cara é a pousada Parador Santarém. Esse lugar é tão gostoso que não dá vontade de sair de lá! A pousada é no meio do verde, a piscina fica junto ao lago, tem um spa com sauna, banheiras de hidromassagem e espreguiçadeiras, sala de TV, sala de jogos, restaurante, adega, espaço de recreação pras crianças e uma capela. O casamento da nossa dinda foi nessa capela e a festa na beira da piscina e do lago. Foi um dos casamentos mais lindos que já fomos! As diárias são caras e variam de 800 a 1.800 reais.

Albergo del Leone

Parador Santarém

Se você está em busca de sossego, quer ficar à toa em meio ao verde, lendo um bom livro e só quer se dar ao trabalho de ir em bons restaurantes… Itaipava é o lugar certo!

Esperamos que as dicas tenham sido boas!

Beijos,

Pri e Paulinha

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s