Cozumel

Nesse post vamos falar apenas de Cozumel, a famosa ilha mexicana. A ilha atrai milhares de turistas todos os anos por suas várias opções de praias lindas, passeios ecoturísticos e ótimos pontos pra mergulho.

Muitas pessoas pegam um voo diretamente pra Cozumel, que tem aeroporto próprio, ou então voam até Cancun e fazem um bate e volta pra conhecer os principais pontos da ilha. Eu fiquei com a segunda opção. Estava hospedada em Playa del Carmen e passei apenas um dia em Cozumel, passeando de jeep. Deu pra ter uma noção, mas gostaria de ter ficado mais pra fazer um mergulho. De qualquer forma, valeu a pena ter ido pra conhecer!

Acordamos cedo e caminhamos pela Quinta Avenida até as balsas que ligam Playa del Carmen a Cozumel (pode colocar no GPS “Passenger Ferry Playa del Carmen”). Chegando lá, você escolhe entre as 3 empresas de balsas que fazem a travessia: UltramarMexico Water Jets e Barcos Caribe. São todas bem parecidas e na mesma faixa de preço (175 pesos cada trecho, aprox. 35 reais). Então é só escolher a que melhor se encaixa no seu horário (há balsas saindo a cada 30 minutos). A travessia dura uns 40 minutos.

Dica importante: compre só o ticket de ida e deixe para comprar a volta em Cozumel. Comprar ida e volta junto sai pelo mesmo preço que comprar separado. A vantagem de comprar separado é ter liberdade de fazer tudo no seu ritmo, sem ficar preso a horários. Outra dica importante: só alugue o jeep, carro ou moto ao chegar em Cozumel. Vão te oferecer o aluguel no embarque em Playa del Carmem ou dentro da própria balsa, só que é bem mais caro. Espere desembarcar e no centrinho você vai encontrar dezenas de locadoras. Nós pagamos 55 dólares no jeep pelo dia todo com a empresa Isis.

IMG_7958.JPG
Píer de embarque/desembarque e as balsas do trajeto Playa del Carmen – Cozumel

Depois de alugar seu meio de transporte dirija sem rumo pela ilha e vá parando onde der vontade!

Nossa primeira parada foi na praia de Mezcalitos. Demos só uma caminhada, nem chegamos a mergulhar. A praia é bonita, mas não chegou a impressionar. Decidimos seguir explorando.

IMG_7965

IMG_7964
Mezcalitos

Passamos pela praia San Martin que é linda! Ela só tem um bar na areia e a maior parte da praia é deserta como na foto. Do jeito que eu gosto =)

IMG_7968
San Martin

Mais adiante, fica a praia El Mirador que é cheia de formações rochosas formando uma paisagem única na ilha. Uma dessas formações rochosas tem a bandeira do México fincada, onde várias pessoas param pra fazer fotos (inclusive nós!).

IMG_7981IMG_7979IMG_7984

IMG_7980
El Mirador

Por fim, chegamos ao parque estadual Punta Sur, o lugar da ilha que mais aproveitamos. O parque tem várias praias (algumas das mais lindas de Cozumel), lagoas e muita vida animal. A entrada do parque custa 250 pesos (aprox. 50 reais) e inclui um passeio de barco numa lagoa pra avistar os crocodilos.

Assim que chegamos, fomos conhecer o farol e subimos pra ver a vista do parque. Uma vista linda! Mar azul turquesa contrastando com o verde da mata… Valeu cada degrau!

IMG_7985

IMG_7994
Vista do farol de Punta Sur

Junto ao farol, funciona um pequeno museu mostrando o parque e farol com o passar dos anos. Ali por perto tem um barzinho, redes e espreguiçadeiras.

Farol e entornos

Depois de conhecer o farol, finalmente fomos dar um mergulho no mar! Seguimos adiante na estrada de terra e chegamos na praia. Tinham alguns bares por ali e nós ficamos no Tikin Xic, que tem uma estrutura legal na areia e só nos cobrou a consumação. Ficamos um tempo ali, tomando uma cervejinha, comendo tacos, pegando sol… Onde mergulhamos, o mar já não era azul turquesa como vimos no farol. Estava mais esverdeado e cheio de algas. Mais pro fundo, a cor era aquele azul do caribe!

IMG_8017

IMG_8006
Curtindo a praia e o bar Tikin Xic

Depois de aproveitar a praia, retomamos nosso passeio pela ilha. Paramos no Money Bar Beach Club e ficamos lá o resto do dia, fazendo snorkel, beliscando, bebendo e curtindo a praia. Ali a água era transparente e vimos vários peixinhos! Delícia…

IMG_8024DCIM100GOPROG0494894.

DCIM100GOPROG0474817.
Money Bar

Se você tiver mais tempo pra ficar na ilha, aproveite para:

  • Mergulhar em Palacar, Cielo ou Colombia. Esses são os melhores pontos de mergulho da ilha, com alta visibilidade e cheios de estrelas do mar.
  • Conhecer o Parque Chankanaab. Ele é menor que o Parque Punta Sur, um pouco mal cuidado, mas a praia é linda!
  • Fazer o Temazcal, uma sauna de origem indígena que envolve rituais de meditação e purificação. Esse passeio é bem no centro da Ilha, em uma reserva cercada de verde e ao lado de um cenote (80 dólares por pessoa).
  • Comer no La Perlita.  O restaurante tem um menu especial de Pez León, que é um peixe invasor da região. Como ele não tem predadores naturais, em alguns casos sua população cresce muito e acaba prejudicando as espécies nativas. A única maneira de controlar a população de Péz Leon é pescando. Então, além de comer um peixe delicioso, você vai estar ajudando o meio ambiente! 🙂
  • Conhecer San Gervásio, as ruínas de Cozumel. Entre as ruínas está o local de culto à deusa maia Ixchel (deusa da fertilidade) e os caminhos brancos (sacbé) que cortavam toda a ilha e levavam ao monumento a Ixchel. Os caminhos brancos refletiam a luz da lua e, por isso, podiam ser percorridos durante a noite.

Sinceramente, eu esperava mais de Cozumel. Talvez tenha sido porque só passei um dia lá, e isso tenha sido insuficiente pra conhecer pra valer.  Achei as praias bonitas, mas nada demais. Aquele mar azulzão das fotos, só vi de longe. As praias tinham muitas algas e a água era um pouco turva (exceto no Money Bar). Talvez se tivéssemos feito um passeio de barco pra mergulhar, teria me encantado mais… Mas de toda forma foi bom ir pra ter um gostinho! 🙂

Qualquer dúvida, só falar!

Beijos,

Pri

 


3 comentários sobre “Cozumel

  1. Pingback: Chichén Itza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s