Chichén Itza

Chichén Itza é o sítio arqueológico mais famoso da região de Cancún, tida como a capital da civilização maia entre 900 e 1300 dC. Foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1988 e recebe milhares de turistas todos os anos. Eu passei uma manhã por lá e amei! A arquitetura imponente, cheia de detalhes, simbolismos, a história do lugar… tudo nos deixa de queixos caídos!

O principal cartão postal de Chichén Itza é a Pirâmide ou Templo de Kukulcán, eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Kukulcán era considerado um deus – a serpente emplumada (“kukul” significa divino e “can” serpente). A pirâmide tem 30 metros de altura e era o local onde o sacerdote se pronunciava ao povo. Não é permitido entrar na pirâmide ou subir seus degraus. É uma construção muito impressionante!

IMG_8098

IMG_8088.JPG
Templo de Kukulcán

O Cenote Sagrado também é uma atração famosa do parque. Lá ocorriam sacrifícios, alguns até humanos, e outros rituais. Não é possível entrar no cenote, apenas olhar de cima.

IMG_8101.JPG
Cenote Sagrado

O Jogo de Pelotas é outra atração do sítio. Ele era o estádio de um jogo popular, tipo um futebol, onde o gol só podia ser feito usando o quadril ou os pés. É o maior estádio da Mesoamerica.

Jogo de Pelotas

O Templo dos Guerreiros tem esse nome devido aos pilares enfileirados que representam os guerreiros. Os bancos da construção podem ter sido usados como uma espécie de trono para os guerreiros escolhidos.

IMG_8083
Templo dos Guerreiros

O Observatório maia ou El Caracol era o local onde os astrônomos maias observavam as estrelas, elaboravam calendários e faziam previsões do futuro.

IMG_8121
Observatório ou El Caracol

Essas são só algumas atrações turísticas de Chichén Itza, mas tem muitas outras ruínas pra apreciar, vai depender do seu tempo e ritmo. Além das ruínas, lá tem várias barraquinhas vendendo lembrancinhas, como ímãs de geladeira, caveirinhas coloridas, roupas, cristais… Eu comprei uma toalha de mesa linda, super colorida!

Como chegar: Você pode alugar um carro e dirigir até lá (estradas boas, sinalizadas) ou fechar o passeio com alguma excursão. Nós fomos de carro, colocamos “Chichén Itza” no GPS e dirigimos 2h de Playa del Carmen até lá.

Na saída do último pedágio, a cobradora nos indicou um quiosque na estrada pra comprar os tickets, mas o principal local de venda é na bilheteria do sítio arqueológico mesmo. Nós acabamos comprando ingressos vips no quiosque pra evitar enfrentar fila na bilheteria e entrada principal do parque, já que o acesso vip é feito por dentro do hotel Mayaland Hotel & Bungalows e não pela entrada principal. O ingresso vip era 275 pesos mexicanos (aprox. 55 reais) e o ingresso na bilheteria era 240 pesos (aprox. 48 reais), uma diferença pequena.

O parque funciona todos os dias de 8h às 17h (último acesso 16h). Pra contratar um guia que fale espanhol são 650 pesos (aprox. 130 reais) e um guia que fale outras línguas 750 pesos (150 reais). Quem estiver com câmeras que fazem vídeos, tipo a GoPro ou até câmeras comuns, precisa pagar uma taxa de 45 pesos (aprox. 9 reais) ou então deixar a câmera guardada num escaninho. Achei isso uma grande bobagem porque é permitido entrar com celular que também faz vídeo. Vai entender…

Dicas:

  • Não esqueça o protetor solar e leve uma garrafa d’água. Faz muito calor e o sol castiga!
  • Chegue cedo no parque pra evitar filas e aproveitar bastante.
  • Combine o passeio até Chichén Itza com a visitação ao Cenote Ik’Kil ou Cenote Sagrado Azul, que fica perto.
  • Pra mais dicas sobre a região, veja o post de Tulum e Cozumel.

Um beijo!

Pri


Um comentário sobre “Chichén Itza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s