Bruxelas é uma cidade especial pra nós, pois é onde Paulinha está morando atualmente! Além disso, essa cidade é a capital da Bélgica, país famoso por suas cervejas e chocolates deliciosos, com uma vida cultural intensa e muitas opções de lazer. Sem contar que Bruxelas é a capital da União Europeia. Lá estão prédios da sede da UE, da ONU, OTAN, etc.
Aqui vai uma listinha de programas legais pra quem estiver visitando a cidade:
1. Grand Place
Essa praça é o coração de Bruxelas! Rodeada por prédios lindos, centenários, dentre eles a Câmara Municipal e a Casa do Rei, é um lugar cheio de vida. A praça existe desde o século XI, quando funcionava como um mercado ao ar livre. Aconselhamos escolher dentre as várias opções de bares pra sentar, tomar uma cervejinha e apreciar a arquitetura dos prédios, ver as pessoas passando e sentir o clima da cidade.
Grand Place
2. Galeries Royales St. Hubert
Essa é uma das primeiras galerias comerciais da Europa e fica a 2-3 minutos andando da Grand Place. É uma construção linda de 1845, um dos primeiros “shoppings” da época. É uma delícia passear por ali e ver as vitrines das chocolaterias mais tradicionais, os cafés, docerias… Vá sem pressa e peça pra degustar os chocolates antes de decidir qual comprar. Se você for igual a gente, vai querer levar todos!
Galeries Royales St. Hubert
3. Cinquantenaire Park
Com 30 hectares de muito verde, lagoas, chafarizes e museus, passear pelo Parque Cinquentenário é uma delícia! O parque tem esse nome porque grande parte de seus prédios foram construídos em homenagem aos 50 anos de independência da Bélgica em 1880. O principal cartão postal do parque é o Arco do Triunfo erguido em 1905 em substituição ao anterior. O parque abriga o Museu Real do Exército e da História Militar, Museu de Arte e História de Bruxelas e o Museu Autoworld pros fãs de carros. No verão, o parque fica cheio de vida e as pessoas se reúnem ali pra praticar esportes, fazer piqueniques, ler um livro na sombrinha de uma árvore, praticar ioga…
Cinquantenaire Park
4. Manneken Pis
A estátua de um garotinho fazendo xixi na pia de uma fonte foi construída por Jerome Duquesnoy em 1388 e sua inspiração envolve várias lendas urbanas. Uma delas conta que um garotinho salvou a cidade de um incêndio apagando o fogo com seu xixi, outra que o garotinho era filho de um general e foi encontrado urinando numa árvore durante uma batalha. Independente da inspiração por trás da estátua, ela se tornou um símbolo de Bruxelas e passou por inúmeras tentativas de roubo pelos exércitos inimigos que invadiam a cidade até que, em 1619, um ex-presidiário conseguiu roubar a estátua e o que vemos hoje é uma réplica da original.
Quando vimos a estátua pela primeira vez, ficamos um pouco decepcionadas com seu tamanho. Esperávamos uma fonte grande e tudo mais. Mas apesar de pequenininha (50 cm), vale a pena ir até a estátua por toda sua história e por ficar na parte antiga de Bruxelas, perto da Grand Place, entre as ruas L’Etuve e Chene. Do outro lado da rua, tem o bar Le Poechenellekelder, ótimo pra dar aquela descansada depois de andar pela cidade, tomando uma cerveja belga em frente ao Manneken Pis.
Manneken Pis e o bar Poechenellekelder
5. Jeanneke Pis
Versão feminina e bem menos conhecida do Manneken Pis, a estátua foi construída em 1987 e também fica próxima a Grand Place, na pequena rua Impasse de la Fidélité. A placa ao lado diz que a estátua de Jeanneke Pis foi erguida para representar a lealdade e que quem jogar uma moeda na fonte terá um desejo realizado e terá admiração e fidelidade da pessoa amada pro resto da vida.
Em frente à estátua, fica o bar mais famoso de Bruxelas chamado Delirium Tremens, que oferece mais de 2 mil tipos de cerveja. Mais uma dica pra combinar o passeio pela cidade com uma parada pra degustar uma cervejinha 🙂
Jeanneke Pis e bar Delirium
6. Atomium
Junto com a cerveja, o chocolate, a Grand Place e o Manneken Pis, o Atomium é um símbolo de Bruxelas. O átomo de 102 metros de altura foi criado para surpreender o mundo na Exposição Universal de Bruxelas em 1958. No interior de suas esferas acontecem exposições de arte e há também um restaurante. As filas pra conhecer o interior do Atomium costumam ser bem grandes e não achamos que vale a pena. Aos pés do Atomium fica o parque miniatura Mini-Europe, mostrando os principais pontos turísticos da Europa em miniatura.

7. St. Catherine Place
A praça Saint Catherine é uma praça pequena, próxima da Grand Place, com um chafariz e um lago artificial. A praça é rodeada por restaurantes e prediozinhos antigos e no verão fica cheia de gente. Fizemos um piquenique inesquecível lá! Compramos pão, queijos, vinho e um waffle de morango com nutela no mercado em frente à praça e ficamos de papo até anoitecer (22h no verão).
St. Catherine Place
8. Museus
Pra quem curte passear por museus, a cidade oferece vários. Acima nós citamos o Royal Museums of Art and History – Cinquantenaire Museum, Royal Museum of the Army and Military History e o Autoworld que ficam no Parque Cinquentenário, o Atomium e Mini-Europe. Para os fãs de quadrinhos, vale a visita ao Belgian Centre for Comic Strip Art e pra quem curte arte em geral o Royal Museum of Fine Arts e o Bozar. Além desses, o Museum of Natural Sciences e o Musical Instruments Museum podem ser programas legais pra quem gosta desses temas.
9. Andar pelo centro histórico
Coloque seu sapato mais confortável e vá andar pelas ruas sem pressa, apreciando a arquitetura dos prédios históricos, as vitrines das lojas, o clima do lugar…
Pelas ruas de Bruxelas
10. Mont des Arts
Um dos lugares preferidos para ver o pôr do sol é o Mont des Arts. O Mont des Arts, que ganhou esse nome por conta da grande variedade de galerias e museus ao seu redor, se encontra entre o Palais Royal de Bruxelles (Palácio Real) e a Grand Place, ou seja, é ponto estratégico para colocar no seu roteiro pelo centro da cidade.
Mont des Art
11. Comer e beber! 🙂
A Bélgica de um modo geral, é famosa por suas cervejas, chocolates, waffles, batatas fritas e moules. Andando pelo centro histórico você vai perceber o cheirinho ora de waffles, ora dos chocolates, ora das batatas fritas pelas ruas. Ou seja, você tem vontade de comer o dia inteiro!
Pra provar as cervejas, você pode fazer a degustação no Delirium Beer Bar ali no centro histórico de Bruxelas, pertinho da Grand Place (tem o principal que é tipo um pub do lado da estátua de Jeanneke Pis e o Little Delirium bem atrás da Grand Place).
Little Delirium
Pra provar os waffles, você pode ir na Maison Dandoy – Tea Room & Waffle, que funciona desde 1829 e onde tudo é produzido lá mesmo. Eles oferecem dois tipos de waffle, o Leige Waffle (mais denso e com açúcar caramelizado) e o Brussels Waffle (mais leve e com açúcar em pó). Fica a 1 minuto da Grand Place, na rua Charles Buls 14. Outra opção é o Los Churros & Waffles, bem em frente à Galeries Royales St. Hubert, também a 1 minuto da Grand Place. Quando o assunto é waffle doce, costumamos ir sempre no de morango com nutela ou chocolate. Mas o que pouca gente sabe, é que o waffle pode ser salgado também! No restaurante Peck 47, nós almoçamos o Peck Special que é um waffle salgado que vem com bacon, queijo de cabra, ovo pouchet, um molho delicioso e salada. Bom demais! Além disso, o restaurante tem várias opções de sucos, cafés, sanduíches, sopas, saladas… É um dos melhores restaurantes da região e costuma ter fila pra almoçar. Fica na rua Marché aux Poulet 47, a 3 minutos andando da Grand Place.

Peck 47
Pra provar o famoso moules com fritas, que é um prato de mexilhão, fomos no The Magic Rubens, que fica próximo à Galeries Royales St. Hubert. Sugerimos pedir o moules no molho de alho. Nós achamos tão bom que no final pedimos uma porção de pão pra comer com o molho da panela até acabar! Outro bom restaurante de cozinha tradicional é o Chez Leon, na rua des Bouchers 18. Ambos pertinho da Grand Place.
The Magic Rubens
Além disso, Bruxelas fica próxima de outras cidades belgas que valem a visita, como Bruges, Gent e Antuérpia. Você pode ir de trem pra todos esses lugares, e se essa for sua intenção, vale a pena comprar o passe de 10 viagens de trem por 74 euros. Você pode compartilhar o passe com outra pessoa sem problemas. Sai bem mais barato!
Em breve, mais dicas de viagens pela Bélgica!
Beijocas,
Pri e Paulinha
Muito legal vocês estarem juntas pelo mundo. Só esta atitude já vale nossa admiração.
Como é a vida aí na Bélgica para vocês? O povo é amistoso? Sempre tivemos curiosidade.
Vocês já cozinharam algo típico daí? Pelas fotos as refeições parecem bem gostosas!
Boa sorte por aí!
CurtirCurtir