Annecy

Oi pessoal,
Hoje vou falar de uma cidade que ganhou meu coração e entrou no meu top 10 das cidades mais lindas que eu já visitei: Annecy, na França.

Também conhecida como a “Pérola dos Alpes Franceses” ou “Veneza dos Alpes Franceses”, a cidade se encontra apenas 35 km de Genebra, na Suíça e é a queridinha da região de Savoie com cerca de 50 mil habitantes somente (se contar com a junção de outros municípios perto da região pode-se dizer que há por volta de 292 mil habitantes na redondeza).

Combinei a cidade em um roteiro que fizemos pelos Alpes, mas vocês podem combinar como quiserem! Fica aqui o meu roteiro para te inspirar.
Voamos de Bruxelas, Bélgica para Genebra, Suiça e de lá alugamos um carro para visitar os arredores.

O roteiro


Dia 1)
Conhecer Genebra e ir de carro até Chamonix (1:10 de carro). Dormir em Chamonix
Dia 2) Passear por Chamonix e admirar o Mont-Blanc, bate e volta em Annecy (1:15 de carro). Dormir em Chamonix
Dia 3) Passear por Chamonix, conhecer Megéve (45 min de carro) dormir em Saint-Vicent na Itália (1:45 de carro passando pelo túnel do Mont-Blanc)
Dia 4) Rodar de carro pelo Vale de Aosta, na Itália e conhecer Chamois e cidade de Aosta. Dormir em Saint-Vicent
Dia 5) Ir voltando para Genebra e conhecer Courmayer (50 min de carro de Saint-Vicent), depois entregar o carro no aeroporto de Genebra e voar de volta para a Belgica (1:30 de carro)

Como dito ai em cima, fizemos um bate-volta na cidade uma vez que nosso hotel era em Chamonix. Eu particularmente gosto de me fixar em uma cidade central e rodar pelos arredores ao máximo afim de evitar o check-in check-out entre diferente hotéis. Mas claro que dormir em Annecy também é uma ideia maravilhosa 🙂

Estacionamos o carro no estacionamento subterrâneo do centro histórico e fomos logo andando para a Ponte dos Amores (Pont des Amours) para ter a bela visão do Lago de Annecy e de um dos seus canais. Não tinha como começar melhor! O dia estava lindo e graças ao sol brilhando conseguimos ver as cores clarinhas do lago.

Continuando o dia, fomos caminhando pela beirada do lago até o Jardins de l’Europe e paramos no Clube chamado Plage de L’Impérial à beirada do lago para aproveitar o dia quente do verão, tomar uns drinks e cair no lago que estava muito convidativo. O preço de admissão para entrar no local é por volta dos 4 euros por pessoa. A temperatura da água estava excelente e por lá ficamos grande parte do nosso dia curtindo o verão europeu.

Quando a fome bateu fomos caminhando de volta pela beirada do lago até chegarmos no centro histórico de Annecy chamado Vielle Ville ou Ville d’Art que possui cerca de 21 monumentos históricos espalhados em cantinhos encantadores. Nas terças-feiras existe um mercado com comidas típicas da região que adiciona mais graças pelas ruas.

O primeiro monumento que me chamou a atenção foi o Palais de L’ïle construído por volta dos anos 1100 e por muitos anos foi a residencia de famílias nobres de Genebra. No entanto, no século XVII o palácio virou uma prisão e depois da revolução francesa teve diferente funções como moradia para veteranos de guerra e etc. Hoje o local é palco de exposições e visitação para turistas.

O centro histórico em si é lindo de viver. Vale a pena dedicar um tempo para se perder pelas ruelas, passeando entre diferente canais.

Entre os monumentos espalhados pela cidade você ainda encontra a Catedral de Saint-Pierre, Castelo de Annecy e o Castelo de Montrottier.

A gastronomia local não te decepciona. Queijo e vinho são especialidades da região, principalmente os queijos Gruyére e Emmental. Foundue e raclettes estão entre as refeições mais pedidas tanto no verão quanto no inverno, e pratos de frutos do mar também estão entre os queridinhos.

Depois de passar um dia maravilhoso e comer super bem, deu nossa hora de voltar para Chamonix mas com o coração partido! A beleza da cidade combinando o lago com águas cristalinas, os alpes franceses ao seu redor, seus canais e monumentos pelo centro histórico e uma gastronomia de alta qualidade fez com que a cidade entrasse para uma das minhas cidades preferidas que já conheci até hoje.

Ou seja, recomendadíssimo! Vá e depois nos conte o que achou =)

Beijinhos,
Paulinha


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s