Nosso roteiro para a Grécia

Uma das tarefas mais difícies para mim foi ter que escolher quais lugares na Grécia eu iria viajar em 2 semanas. Com tantas ilhas paradisíacas, tantas opções… como saber qual é a melhor? Vou te contar que não foi fácil!

Eu comecei fazendo uma lista de todas as minhas ilhas queridinhas: Naxos, Zakynthos, Kefalonia, Ios, Santorini, Mykonos, Creta… Mas logo percebi que seria impossível conhecer tudo em 2 semanas. Então meu primeiro conselho é: não fique triste por não conhecer tudo de uma vez só! Diferente de outros países a Grécia tem que ser explorada de pouquinho em pouquinho mesmo.

Depois que tirei minha ansiedade em questão comecei a estudar a logística (já que queria passar o menos tempo possível em aeroporto e mais tempo sentada na areia das praias), comecei a entender um pouco como as ilhas da Grécia são divididas.

Basicamente as mais famosas regiões de ilhas são: Ilhas Cíclades (Cyclades), Ilhas Jônicas (Ionian), Ilhas Espórades (Sporades), Creta e Corfu.

https://www.fivestargreece.com/island-groups/

O mais prático é escolher fazer ilhas da mesma região para evitar muito deslocamento. Mas claro que se você tem tempo e não se importa em pegar muitos aviões, você é quem sabe melhor 😀

Eu escolhi fazer Atenas + Creta + 2 ilhas Cíclades (Milos e Santorini).

Mas pensei seriamente em fazer outros roteiros como:
Atenas + 3 ilhas Jônicas (Zakynthos + Kefalonia + Paxos&Antipaxos)
Atenas + 3 ilhas Cíclades (Mykonos, Santorini e Ios)
Atenas + 2 ilhas Espórades (Skiathos e Skopelos)

No final, nosso roteiro ficou assim:

Dia 1- Bruxelas -> Atenas (Aegean airlines)
Dia 2- Atenas
Dia 3- Atenas-> Chania, ilha de Creta (Volotea airlines)
Dia 4- Creta
Dia 5- Creta
Dia 6- Creta
Dia 7- Creta
Dia 8- Creta
Dia 9- Creta (Heraklion) -> Santorini (Seajets ferry)
Dia 10- Santorini -> Milos
Dia 11- Milos
Dia 12- Milos
Dia 13- Milos
Dia 14- Milos -> Atenas (Seajets ferry)
Dia 15- Atenas -> Bruxelas (Brussels airlines)

Sempre soubemos que queríamos conhecer Atenas, e como é mais fácil chegar na Grécia pelo seu aeroporto, já sabíamos que iríamos começar por lá.

Sim, é verdade que Atenas durante o verão faz muito calor e se você tiver oportunidade de conhecer a Grécia em outra estação (primavera ou outubro), acho que seria uma boa razão por não incluir Atenas no verão. Mas vou te falar que não fez um calor insuportáável e que como administramos bem os horários de visita ao Acrópole, o calor não nos incomodou. Verdade que ficamos em um hotel com piscina e que isso nos ajudou a nos refrescar durante a nossa visita.

Vou aproveitar esse post e escrever resumidamente os passos da nossa viagem (mas a ideia é fazer um post separado para cada etapa).

Atenas (chegada)
Dedicamos nosso primeiro dia ao centrinho de Atenas (Bairro Monastiraki e Plaka) e curtimos também a piscina do nosso hotel.
Nosso segundo dia dedicamos ao Acrópole e também ao museu do Acrópole, voltamos para o hotel para curtir a piscina também e depois saimos para jantar.
No dia seguinte acordamos mais tarde, tivemos um longo e gostoso café da manhã antes de irmos para o aeroporto (afinal, eu sou a favor de não ter pressa enquanto viajamos!).
Na vinda do aeroporto pegamos um taxi (50 euros), mas na volta decidimos pegar o ônibus e economizar (5,5 euros por pessoa).

Creta
Chegamos em Creta, no aeroporto Herarklion e logo pegamos nosso carro que alugamos pela Enterprise e dirigimos até a cidade de Chania.
Chegamos em Chania para passear pela praia local (Nea Chora beach) e ver o pôr do sol no restaurante Keptos (ou Kertos pelo google maps).
A partir dai nosso roteiro em Creta foi conhecer as praias mais lindas e famosas da regiao 🙂
Dia 4 – Visitamos as praias Seitan Limania, Marathi e Praia de Loutraki
Dia 5 – Praia de Balos + Praia de Falasarma
Dia 6 – Praia Elafonisi
Dia 7 – Praia de Preveli + piscina do Kalypso hotel
Dia 8 – Praia Kalypso + Praia Ammoudi

Santorini
Devolvemos o carro um dia antes e dormimos perto do porto de Herarklion para pegarmos a Seajets ferry as 8:40 da manhã. Chegamos as 11:00 em Santorini. Fechamos o transfer direto com nosso hotel de ida e volta do porto por 80 euros (valeu a pena porque tinhamos pouco tempo na cidade).
Fomos direto para a piscina do Boutique hotel, depois fizemos a caminhada até o centro de Oia (onde era a nossa suíte) e por lá passeamos.
Por volta das 15:00 fizemos check-in no nosso quarto e só saimos na hora do jantar e pôr do sol.
Dia seguinte curtimos o nosso quarto até 12:00 quando voltamos a pé para o Boutique hotel e ficamos na piscina até o nosso transfer chegar.

Meu único arrependimento no roteiro foi ter escolhido ficar 1 dia só em Santorini. O ideial é ficar duas noites. Fiz essa escolha porque fui com a intenção de querer só praia praia praia e me arrependi porque me apaixonei demais pela cidade! Confesso também que os preços dos hotéis eram bem mais acima da média e pensei que não valesse tanta a pena assim. De qualquer jeito, não façam igual a mim! Fiquem duas noites 😀

Milos
Chegamos em Milos e fomos conhecer a praia local da cidade de Adamas (Praia de Papikinou) e ver o pôr do sol no restaurante chamado New Malion.
No dia seguinte alugamos o carro pelo nosso hotel e depois disso foi só praia praia praia 🙂
Dia 11 – Praia de Sarakiniko, Praia de Papafragas e Praia de Firopotamos
Dia 12 – Praia de Tsigrado, Praia de Fyriplaka e Café Utopia (cidade de Plakas)
Dia 13 – Praia de Agia Kyriaki, Praia de Mandrakia (comer no restaurante Medusa) e Praia de Alogomandra
Dia 14 – Passeio de barco para Kleftiko (das 9:30 até 17:30)

Nesse mesmo dia pegamos a ferry de volta para Atenas as 19:15. Chegamos em Atenas as 22:20 e pegamos um taxi para o nosso hotel (25 euros).

Atenas (saída)
Último dia reservamos um hotel com café da manhã bom para fazermos o mesma esquema de antes: acordar mais tarde, tomar um café da manhã relaxado e ir para o aeroporto (dessa vez escolhemos ir de metrô, 8 euros por pessoa).

Como você pode ter percebido a viagem não ficou nem tão calminha nem tão corrida, porque conseguimos conhecer bastante lugar e não precisamos acordar super cedo para nos locomover para os nossos próximos destinos.

Minha ideia é contar bem mais detalhado cada passo do roteiro e conseguir te mostrar mais fotos e mais dicas em posts separados =D

Então fica com a gente!

Beijinhos,
Paulinha


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.