Atenas

Começamos a nossa primeira viagem à Grécia por Atenas, uma das cidades com mais história no mundo, no verão de 2020 (chegamos em Atenas dia 29 de Agosto).

Eu sempre quis conhecer Atenas e foi muuuito incrível poder ver de perto o Acrópole e conhecer mais sobre a história da cidade.

O nome da cidade de Atenas está ligado ao nome de sua deusa padroeira, Atena 🙂 O mito de origem que explica como Atenas adquiriu este nome está relacionado à lendária competição entre Poseidon e Atenas (que se tornou o tema da escultura no frontão oeste do Partenon).

A verdade é que tanto Atena quanto Poseidon queriam ser patronos da cidade e darem seus nomes a ela, então eles competiram entre si, oferecendo à cidade um presente cada.

Poseidon simbolizou o seu poder naval atingindo o solo com seu tridente e produzindo água enquanto Atena criou a árvore de oliveira, simbolizando paz e prosperidade. Os atenienses então preferiram a oliveira e deram o nome de Atenas à cidade.

Ah como eu adoro a mitologia grega!

Sobre a logistica: Viajamos de Bruxelas direto para Atenas, 3 horas de vôo, e por conta do coronavirus tivemos que fazer o teste de COVID-19 PCR e apresentar o resultado negativo ao entrar no território grego (mais info no post “como viajar durante a pandemia na Europa”). Além disso fui testada novamente no aeroporto de Atenas.

Sobre o nosso hotel: dormimos 2 noites no Electra Palace Athens Hotel, em Plakas (bairro central), e foi a melhor escolha que podíamos ter feito! O hotel é simplesmente impecável e para ficar melhor ainda pegamos um quarto (324) de frente para o Acrópole 🙂 O local em que eles servem café da manhã é muito incrível também.

Mais informações no site deles (ou no booking.com) em https://www.electrahotels.gr/en/athens/electra-palace-athens

O hotel tem uma piscina no terraço, o que fez toda a diferença durante a nossa estadia. Foi ótimo porque aproveitamos para nos refrescar um tiquinho no dia em que chegamos (e tomar o chop gelado da Alfa, o nosso favorito!).

No mesmo dia aproveitamos para conhecer Atenas de noite e passeamos pelos bairros Plakas e Monastiraki. Nos surpreendemos muito com a quantidade de barzinhos, rooftops, terraços e vida noturna da cidade. Mesmo os bares fechando no máximo meia noite por conta da pandemia, deu pra sentir como a cidade tem vida de noite e apreciar o Acrópole todo iluminado.

No dia seguinte, nosso dia inteiro foi dedicado à antiga citadela, onde fica o monumento Acrópole (traduzido do grego Acrópole quer dizer cidade alta).

Chegamos 08:30 da manhã lá e foi a melhor coisa que fizemos! Primeiro porque ainda está mais vazio e segundo porque o sol de manhã é bem mais ameno do que o da tarde… Nosso passeio por lá durou cerca de 2 horas, mas pode-se fazer em até 1 hora se não quiser parar tanto para tirar fotos, ler as legendas das fotos e etc. Não tenho nem palavras pra explicar o quanto é incrível!

Paga-se 20 euros pela entrada inteira ou 10 euros pela meia (estudante também paga meia).

Para conhecer um pouco da história do Acrópole de Atenas recomendo ler esse link: https://www.tudosobreatenas.com/acropole-atenas.

Durante o passeio da citadela você aprende muito sobre o trabalho da reconstrução e sobre a planta da cidade. Mas para entender mais sobre a história e ver de perto as esculturas e outros monumentos daquela época é fundamental conhecer o museu local do Acrópole, que fica localizado perto do Acrópole porém com entradas separadas.

O museu do Acrópole possui um conteúdo incrível! Sem contar que muito interativo… Eu amei. Todas informações sobre o museu no site deles: https://www.theacropolismuseum.gr/en. Paga-se 10 euros inteira / 5 euros meia pela entrada durante o verão.

O museu é dividido em 4 níveis tendo um nível dedicado ao Acrópole (foi o que eu mais gostei), outro para o bar, restaurante e lojinha, outro para as esculturas e história de Atenas em geral e a escavação arqueológica que fica no térreo / base do museu.

Acho que ficamos por volta de 3 horas por lá e confesso que o tempo passou super rápido. O museu é recente, foi inaugurado em 2009, e a área da escavação arqueológica (dedicado às ruínas) foi aberta recentemente para visitação em 2019.

Depois de uma manhã intensa, fomos passeando pelo centrinho até resolvermos almoçar perto do monumento Ágora Antiga de Atenas, em uma rua super charmosa cheia de restaurantes. Escolhemos provar algumas das saladas gregas e não nos arrependemos.

Não se preocupe, muuuito dificilmente você irá comer mal em Antenas. A quantidade de restaurantes bons espalhados pelo centrinho e pelos bairros de Plakas e Monastiraki é muito grande. Nossas refeições ficaram em torno de 35-50 euros. O que chamou nossa atenção foi o preço da cerveja que fica em torno de 5, 6 euros cada (acho que estamos um pouco mal acostumados com o preço barato da cerveja na Bélgica).

Pelo resto do dia ficamos passeando pelas ruazinhas do centro, entrando em lojinhas e tomando sorvete de sobremesa 😀 Super recomendo andar pelo centrinho e suas lojas, passear até o Templo de Zeus Olímpico e se perder por ai.

Onde seria tudo isso no mapa:

O bairro de Monastiraki (perto do monumento Agora) e também perto do bairro Plaka, onde ficam as lojinhas e restaurantes super fofos. O Philapapposmonument onde fica a cidade alta e o Acrópole e perto tem-se o Akropolismuseum para completar a visita. E o Stili Olimpiou Dios que é o templo de Zeus. Ficamos passeando pelo centrinho e amamos tudo!

Uma vez hospedados em Plakas nos locomovemos só a pé, do jeitinho que eu gosto (e ideal para evitar aglomerações em transportes públicos por conta do coronavírus).

Como nosso tempo em Atenas estava limitado não chegamos a visitar o Museu Arqueológico Nacional, Museu de Arte das Cíclades ou então o Monte Lycabettus.

Acho que o ideal seria ter pelo menos 2 dias inteiros em Atenas até para conhecer a área portuária e alguma praia local também 🙂

No final da viagem também pegamos o avião de volta por Atenas e ficamos hospedados no hotel Acropolis View Hotel também perto do centro. Apesar de ter sido somente uma noite e “ponte” para voltar para casa, eu amei a localização do hotel, a vista e o café da manhã. Também recomendo esse hotel para vocês!

Nossa passagem por Atenas foi incrível e eu diria que a nossa viagem pela Grécia começou com o pé direito =)

Mais posts sobre o resto da viagem virão! Próximo vou contar sobre nossa semana inesquecível em Creta, que foi nosso destino seguinte.

Beijinhos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.