Ilha de Santorini

A ilha de Santorini é, sem dúvidas, cartão postal e uma das mais queridinhas da Grécia. Confesso que eu fiquei em dúvida se eu ia gostar ou não da cidade, uma vez que fugiria um pouco da vibe de praias que estávamos procurando para o verão. Mas Santorini não só me encantou como eu já estou planejando voltar para passar mais tempo 😀

A verdade é que a ilha de Santorini não é uma ilha de praias paradisíacas igual à Creta, Milos, Rhodes e etc. Mas ela é uma ilha diferente de todas as outras, muito charmosa e tão encantadora quanto!

Um pouco da história e da cidade
Santorini é uma ilha no sul do Mar Egeu e faz parte do grupo de Ilhas Cíclades da Grécia. A ilha foi o local de uma das maiores erupções vulcânicas registradas na história: a erupção minóica ou Thera que ocorreu cerca de 3.600 anos atrás. A erupção deixou uma grande caldeira rodeada por depósitos de cinzas vulcânicas com centenas de metros de profundidade (por isso que em muitas descrições de hotéis em Santorini você lê “Caldera View”).

Santorini também é conhecida como uma das melhores ilhas produtoras de vinho (senão a melhor) da Grécia. São 18 vinícolas no total! Devido ao seu clima único e ao conteúdo mineral de seu solo vulcânico, os vinhos de Santorini são realmente muito bons. Chegamos a provar alguns vinhos brancos e concordamos 🙂

Cerca de 10.500 pessoas vivem na ilha de Santorini em diferentes vilas/cidadezinhas, algumas das mais famosas são: Oia (provavelmente a mais famosa), Finika (23 min a pé de Oia), Imerovigli, Fira (a capital), e etc. A ilha também conta com um aeroporto. No mapa:

http://www.world-guides.com/europe/greece/aegean-islands/santorini

Logística
Pode-se chegar até Santorini de avião ou de ferrie. Dependendo de quantos dias ficar, vale a pena alugar um carro, já que os preços de aluguéis são bons.

No nosso caso, pegamos uma ferrie do Porto de Heraklion (na ilha de Creta, onde estávamos) às 8:40 e chegamos no Porto Athinios (ilha de Santorini) às 10:25 da manhã. Compramos os tickets online pela Seajets no site oficial deles https://www.seajets.gr/ e pagamos 54 euros por pessoa.

Nossa ferrie se chamava Power Jet (diferente da Super Jet, que é menorzinha) e adoramos. A ferrie era grande, confortável e tinha opção de levar o carro também.

Chegando no porto, dependendo da cidade aonde você for se hospedar, é necessário pegar um taxi ou transfer. Lembre-se que alugar um carro também é uma opção! Verifique com o seu hotel se eles não te oferecem qualquer tipo de serviço de transfer também.

No nosso caso fechamos o pacote com nosso hotel e pagamos 80 euros ida e volta do nosso hotel até o porto (35 minutos) e valeu bastante a pena, pois economizamos tempo e assim que chegamos no porto, o motorista já estava à nossa espera. Um taxi também nos cobraria cerca de 40 euros a viagem.

Onde se hospedar
Como comentei ai em cima a ilha de Santorini tem diferentes cidadezinhas, cada uma com suas particularidades. A mais famosa é a vila de Oia (na pontinha da ilha), onde escolhi me hospedar. Mas também existem ótimos hotéis na vila de Finikia, que fica apenas 23 minutos a pé de Oia.

Outra vila famosa é a Imerovigli, mais no centro da ilha, que te proporciona uma vista magnífica do famoso vulcão e também do pôr do sol. Temos um casal de amigos que ficaram hospedados lá e adoraram. Também temos a famosa capital Fira, que não decepciona.

Para dicas mais completas sobre cada vila de Santorini, leia https://www.santorini-view.com/villages/ (só encontrei o link em inglês até agora). Eu sugiro ler um pouco mais sobre as diferentes cidades e comparar preços de hotéis também até escolher a melhor opção para você.

O nosso hotel
No nosso caso, como ficamos somente 1 noite eu queria a experiência turística completa: ficar hospedada no centro de Oia, em um quarto estilo caverna com piscina semi-coberta e uma vista inesquecível. E consegui! “Oia eu aqui embaixo” hehe.

A verdade é que você vai ter muuuitas opções de hotéis quando começar a pesquisar. Hotéis até que ainda não estão no booking.com por exemplo. Confesso que demoramos muito para fechar um hotél e não sabíamos se queríamos ficar 1 ou 2 noites por lá.

Depois de muita pesquisa e troca de experiência com amigos que já foram para lá, escolhemos ficar no Sophia Oia View por 1 noite somente (o que no final das contas eu me arrependi, porque queria mais).

Fechamos direto pelo site deles e demos sorte de pegarmos uma promoção boa para o verão de 2020: https://sophiasuites-santorini.com/sophia-oia-view/

Por conta da pandemia e restrições de viagem a alta temporada do verão acabou sendo uma baixa temporada, e muitos hotéis fizeram promoções parecidas com a que pegamos.

Mas a realidade é que a maioria dos hotéis e quartos na vila de Oia são sim mais caros comparados com outras ilhas da Grécia. Então é bom revisar o budget para hotel em Santorini.

De qualquer jeito, se a sua ideia é ter uma experiência parecida com a que a gente teve, eu super recomendo o nosso hotel! Em Oia eles tem 3 quartos (mais info no site acima) e reservamos um que tinha a piscina semi-coberta. Dá uma olhadinha nas fotos pra ver como que o quarto é lindo.

Durante a minha pesquisa eu me deparei com outros quartos parecidos, e deixo aqui outros nomes de hotéis com mais ou menos o mesmo perfil:

Oia Spirit Boutique Residenceshttps://www.booking.com/hotel/gr/oia-spirit-studios.en-gb.html?aid=356980;label=gog235jc-1DCAsoXEISb2lhLXNwaXJpdC1zdHVkaW9zSDNYA2gViAEBmAEJuAEXyAEM2AED6AEBiAIBqAIDuALB4rD8BcACAdICJGU0N2UzYjE1LTJkNmEtNDA3YS04NTQ1LWE1ODAyNWU3NDQ0MNgCBOACAQ;sid=5a9c9c8ec59cb8f330645219488bc0b2;dist=0&keep_landing=1&sb_price_type=total&type=total&

Cave Suite Oiahttps://www.cavesuiteoia.com/

Oia Collection Villashttps://www.oiacollection.com/

Cave Agapihttps://www.booking.com/hotel/gr/pegasus-house.en-gb.html?aid=318615;label=New_English_EN_BE_26594471905-rhAtmawwRsobKVGAHEiINQS100708325665%3Apl%3Ata%3Ap1%3Ap2%3Aac%3Aap%3Aneg%3Afi%3Atidsa-64415224945%3Alp1001015%3Ali%3Adec%3Adm;sid=5a9c9c8ec59cb8f330645219488bc0b2;all_sr_blocks=110886301_240395735_4_0_0;checkin=2020-12-12;checkout=2020-12-14;dest_id=-824928;dest_type=city;dist=0;from_beach_non_key_ufi_sr=1;group_adults=4;group_children=0;hapos=14;highlighted_blocks=110886301_240395735_4_0_0;hpos=14;no_rooms=1;req_adults=4;req_children=0;room1=A%2CA%2CA%2CA;sb_price_type=total;sr_order=popularity;sr_pri_blocks=110886301_240395735_4_0_0__50000;srepoch=1603026310;srpvid=0a035c0210590054;type=total;ucfs=1&#_

Sugiro não deixar para fechar o hotel em cima da hora porque os melhores quartos acabam bem rápido.

O que fazer em Santorini
O que fazer em Santorini vai depender de quantos dias você for ficar e quais são seus hobbies de viagem.

Você pode: alugar um carro e rodar pela ilha e suas diferentes vilas, sair para conhecer as vinícolas e fazer diferentes degustações de vinhos, alugar um barco e rodar a ilha por um dia (ou fazer excursões), fazer uma trilha de Oia até Fira e Imerovigli (3 ou 4 horas de duração), ficar relaxando em seu hotel durante o dia e sair para comer em diversos restaurantes e etc

Mas duas coisas não podem faltar no seu roteiro: se perder nas ruazinhas do centro de Oia e admirar o pôr do sol mais famoso do mundo.

O que eu fiz
Como a ideia da nossa viagem de verão à Grécia era basicamente conhecer praias paradisíacas e curtir o sol, decidimos priorizar outras ilhas e ficamos apenas 1 noite em Santorini. Com isso, nosso roteiro nessa ilha foi um pouco limitado. Hoje posso dizer que me arrependi e diria que o mínimo são 2 noites.

No nosso caso curtimos muito o nosso hotel, compramos comida e vinhos locais e por lá ficamos grande parte do nosso tempo. Só o fato de estar no centrinho de Oia, entre as duas antigas igrejas mais famosas do local (com a cúpula azul), e apreciar a vista posso dizer que foi o ponto alto da nossa viagem.

A piscina era de temperatura ideal e o sol batia desde meio dia até 7 da tarde (final de agosto). Tínhamos também acesso ao terraço e aproveitamos para fazer nossas mini-refeições por lá (tanto durante o dia com petiscos quanto no dia seguinte para o café da manhã – infelizmente o hotel não providencia café da manhã).


Saimos para conhecer o centrinho de Oia, passear pelas ruelas, visitar as igrejas Panagia Platsani e Saint George, visitar as ruínas do castelo Bizantino e nos perdemos por ai. A cidade é muito linda, toda branquinha com muitas lojinhas (as lojas de jóias são bastante famosas) e restaurantes super charmosos.

Descemos cerca de 200-250 degraus para jantar e ver o sunset na famosa Ammoudi Bay. O nome do restaurante é Sunser Ammoudi (bem fácil de lembrar, né?).

Na hora de descer até a baia ficamos presos em um engarrafamento de burros pelas escadas – muito engraçado! Já na volta confesso que foi difícil subir todos os degraus depois do banquete que comemos no jantar.

Não é a toa que o pôr do sol de Santorini é dito como um dos mais lindos do mundo. Muita gente vê pôr do sol nas ruínas do castelo de Oia, mas eu sugiro combinar esse evento com um jantar na Ammoudi Bay. Você não vai se arrepender!

Mesmo depois que escurece, a cidade continua cheia de vida com suas lojinhas e restaurantes abertos. É muito lindo ver o contraste das casas com suas piscinas todas iluminadas também.

Entre o nosso check-out e o horário da nossa ferry para o próximo destino (ilha de Milos), conhecemos o Sophia Boutique Hotel, onde fica a recepção para todos os quartos de Oia também.

A recepção e check-out dos quartos de Oia são feitos no Sophia Boutique Hotel, que fica na vila chamada Finikia, 23 minutos a pé do nosso quarto. Se quiser eles te pegam em Oia e te trazem de carro, mas nós preferimos voltar a pé, caminhando e admirando a ilha (eles cuidam das nossas malas, então não nos preocupamos com isso).

Aproveitamos para ficar na piscina e bar comum enquanto não chegava a hora do nosso transfer. Podemos dizer que nossa experiência em Santorini foi perfeita do ínicio ao fim!

Como eu ainda quero desvendar mais dessa ilha e não só ficar em Oia, eu me prometi que ia voltar.

Já sei que voltarei a adicionar Santorini em meus próximos roteiros à Grécia 😀

E vocês, curtiram também?

Beijinhos!


Um comentário sobre “Ilha de Santorini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.