Ibiza e Formentera

Oiii gente! 

Nesse e nos próximos posts vou contar os detalhes da nossa viagem de verão para Ibiza e Formentera em 2021.

Praias lindas, orla cheia de restaurantes bons e um centro histórico super charmoso é o que lhe espera 😀

Na verdade, a nossa ideia inicial era viajar para Malta nesse ano, tínhamos comprado os bilhetes e tudo! Masss por conta do coronavírus, Malta fechou as fronteiras para aqueles que não estão 100% vacinados. Apesar de estarmos vacinados, não havia passado 14 dias após a última dose, então não poderíamos entrar no país 😦 

Então aproveitamos a flexibilização da nossa passagem pela Ryanair e mudamos de destino! Escolhemos Ibiza pelo simples fato de ser um destino de praia, ficar na ilhas Balneares (já havíamos viajado para Mallorca e amamos) e ter uma culinária mediterrânea que nos agrada muito. Sei que muitos escolhem Ibiza por conta das suas festas e vida noturna suuper animada, mas essa não foi a nossa vibe (até por conta das restrições contra o covid mesmo).

Como fechamos a passagem “em cima da hora” pagamos 250 euros por pessoa, mas acredito que comprando com mais antecedência seja mais barato que isso.

Ibiza e Formentera

Onde se hospedar

Pesquisando os hotéis pela ilha confesso que os preços no verão nos assustaram um pouquinho.

Pagamos 160 euros por noite no hotel Ses Savines no Porto de Saint Antoni (http://hotelsessavines-ibiza.com/), 240 euros no hotel Costamar Apartamentos em El Pujols em Formentera (http://www.apartamentoscostamar2.com/) e 240 euros no Llobet Apartamentos no centro de Ibiza (https://www.apartamentosllobet.com/).

Todos os preços no booking.com estavam acima do que fechando diretamente com o hotel, então recomendo vocês a verificarem as ofertas diretamente no site dos hotéis. 

Conversando com nossos amigos que já haviam estado lá no verão, eles confirmaram que esse é o preço mesmo na alta temporada. 

Como o nosso jeitinho de viajar é não parar quieto nos hotéis durante o dia, eu diria que nossa escolha de hotéis foram boas, tanto pela localização quanto pelo quarto em si. Eu recomendaria ambos os hotéis Costamar II Apartamentos em Formentera e o apartamentos Llobet em Ibiza. Eu não curti muito o centro da cidade de Saint Antoni de noite para ser sincera… Mas deve ter sido porque eu me apaixonei muito pelo centro de Ibiza e El Pujols em Formentera, então o centrinho de Saint Antoni caiu um pouco por conta da comparação 😀

De qualquer jeito a praia e o pôr do sol de Saint Antoni é muito bonito, e achei os preços de hotéis mais baratos por lá. Então também é uma boa opção 🙂

O Roteiro

Dia 1) Bruxelas -> Ibiza (de manhã)

Dia 2) Ibiza

Dia 3) Ibiza

Dia 4) Ibiza

Dia 5) Ibiza -> Formentera (de manhã)

Dia 6) Formentera 

Dia 7) Formentera -> Ibiza (final do dia)

Dia 8) Ibiza -> Bruxelas 

Eu achei 4/5 dias em Ibiza e 3 dias em Formentera suficientes para conhecer essas duas ilhas. Podendo ficar mais um dia em cada, sendo uns 10 dias perfeito 😀

O “problema” é que a gente sempre fica querendo mais né?! 

Um pouco sobre a história 

Ibiza (em espanhol) ou Eivissa (em catalão) é a terceira maior ilha das Ilhas Balneares (composto por Maiorca, Minorca, Formentera, Cabrera e numerosas ilhotas) no Mar Mediterrâneo, na costa leste da Espanha.
Associada à vida noturna, música eletrônica e seus beach clubs, Ibiza atrai cerca de 2.4 milhões de turistas cada ano.

A história de Ibiza começa lá nos anos 2000 AC (http://ibiza.travel/en/know-ibiza/our-history/) e ao longo dos anos houve muita interação com outras culturas, como por exemplo a cultura árabe e romana.

Além de possuir praias lindas e muito agito, partes da ilha são registradas como Patrimônio Mundial da UNESCO, como por exemplo as muradas e paredes renascentistas da cidade velha de Ibiza. Elas são uma das poucas paredes renascentistas do mundo que não foram demolidas e parte da muralha medieval ainda é visível. Passear pelo centro histórico de Ibiza é muito apaixonante!

Como se locomover 

Escolhemos alugar um carro em Ibiza para rodar a ilha inteira e acho que foi a melhor escolha. Pagamos cerca de 280 euros por 4 dias (com seguro incluído) e fechamos com a Centauros pelo Rental Cars (https://www.rentalcars.com/). Nosso carro era híbrido e gastamos somente 10 euros para encher o tanque de gasolina no final. 

Resolvemos não levar o carro alugado para Formentera (havia opção de levar o carro pela balsa) e alugamos uma scooter. A ilha de Formentera é muito pequena e todos os nossos trajetos duravam no máximo 15 minutos entre uma praia e outra. 

Pagamos 76 euros pela scooter por 3 dias em Formentera e fechamos pela La Savina Rent pertinho do nosso hotel. Se você ou algum(a) companheiro(a) de viagem sabe dirigir moto, eu super recomendo alugar! Além de ser mais barata, ela é muito mais prática para estacionar nos lugares. 

Não usamos táxi em Formentera, mas já escutei falar que não tem muitas opções e eu vi que a fila para pegar um táxi no Porto de Formentera era bem grande. 

Usamos o ônibus local L1 (1,80 euros por pessoa) desde o Porto de Formentera até El Pujols onde o nosso hotel ficava. Eu recomendo, foi rapidinho. 

Usamos táxi do aeroporto de Ibiza até o porto de Ibiza (depois de devolver o carro e a caminho da ferry para Formentera) e pagamos 16 euros pelo trajeto que durou uns 15 minutos (preço pelo taxímetro e não tabelado). 

No final da viagem para ir do nosso hotel até de volta ao aeroporto (para ir embora para casa) queríamos pedir um táxi também, mas o recepcionista do hotel nos recomendou irmos de ônibus. De acordo com ele, os táxis de Ibiza não são confiáveis e não aparecem muitas vezes mesmo quando tem-se reserva… No próprio hotel tinha uma placa escrito “o hotel não se responsabiliza pela reserva de nenhum táxi”. 

Nesse caso não quisemos arriscar e fomos de ônibus também de volta para o aeroporto (pagamos 3,50 por pessoa) e apesar de demorar uns 25 minutos (de táxi demoraria 15 minutos) foi super tranquilo e o ônibus passou exatamente na hora que estava previsto. 

Roteiros 

Vou contar todos os detalhes sobre nossos 4/5 dias em Ibiza e nossos 3 dias em Formentera em posts separados para esse aqui não ficar muito grande.

Mas já adianto aqui algumas das minhas praias prediletas para você que está programando ou pensa em viajar para Ibiza e Formentera no futuro:

Cala Saladeta, Ibiza

Cala Gracioneta, Ibiza

Ses Illetes, Formentera 

Platja de Mitjorn, Formentera 

É ou não é de se apaixonar? 🙂 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.